Brasil, 23 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista no mercado de varejo fala sobre o desempenho do setor para o segundo semestre desse ano

  • Escrito por  Frank Rogério
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Especialista no mercado de varejo fala sobre o desempenho do setor para o segundo semestre desse ano

As pesquisas de intenção de compra realizadas no primeiro semestre apontaram um crescimento tímido de apenas 4,5%. O segundo semestre não conseguirá atingir dados de evolução.

Para o Presidente do Conselho do Provar, um dos maiores programas de pesquisa e formação profissional do varejo no Brasil, professor e economista Claudio Felisoni de Angelo, o setor não deve ter um segundo semestre de grande evolução. “Os incentivos para o consumo ainda são muito pequenos. Precisamos melhorar nossa confiança na política para que o mercado encontre uma reação definitiva”, diz ele.

O Provar realiza pesquisas trimestrais de intenção de compra que apontaram um crescimento em torno de 2,5% do terceiro trimestre de 2017 (projetado) sobre o terceiro de 2016. Para o professor Felisoni “esse crescimento é muito pequeno se compararmos com índices de anos anteriores, principalmente se levarmos em consideração que se trata de um crescimento sobre uma base muito baixa”.

Além do problema estrutural da renda média do brasileiro – em torno hoje de 2.000 reais – outro problema que o varejo enfrenta no país é a ausência de crédito. A crise política que vivemos hoje no Brasil tem relação direta com isso. Para Felisoni a crise política leva a uma crise de confiança, e na ausência de confiança no mercado os investimentos somem, o que acaba refletindo diretamente nas vendas do varejo.

Mesmo as ações pontuadas que o governo tentou para amenizar a crise, como a injeção de valores do FGTS no mercado, não serão capazes de patrocinar uma retomada definitiva de crescimento do varejo brasileiro para o segundo semestre. “Os reflexos serão muito pequenos”, diz o professor Felisoni. “O que o Brasil realmente precisa são de mudanças estruturais, capazes de permitir o ingresso de mais consumidores no mercado. A estabilidade econômica vai abrir gradativamente novas e sustentáveis possibilidades para as operações varejistas”.

Sobre o Labfin-Provar:

Programa resultado da fusão, em 2008, de dois centros de referência em pesquisa, consultoria e educação executiva da Fundação Instituto de Administração (FIA), LABFIN - Laboratório de Finanças, presidido pelo Prof. Dr. José Roberto Securato (FEA-USP) autor de diversos livros na área financeira, além de ser um dos mais respeitados professores de finanças do país - e PROVAR - Programa de Administração de Varejo, presidido pelo Prof. Dr. Cláudio Felisoni de Angelo (FEA-USP) autor de diversos livros sobre varejo, além de ser criador e divulgador do ranking Ibevar -.

Com equipe técnica composta por mestres, doutores e profissionais de mercado altamente qualificados, o Labfin-Provar tem como seu principal laboratório o ambiente real de negócios no qual as empresas e instituições financeiras estão inseridas. Por isso, suas pesquisas, pareceres, consultorias e programas de educação executiva são reconhecidos como referência de qualidade pelo mercado, tanto no segmento de programas abertos como no de soluções in-company. Seus tradicionais programas de MBA nas áreas de Finanças; de Varejo, e de Franquias são destaques nos principais rankings e guias do país. O mesmo acontece com as suas pós-graduações e extensões direcionadas ao aprofundamento em competências específicas necessárias aos negócios. São exemplos as pós-graduações em Inteligência de Mercado; Vendas e Negociação; Varejo e Branding; Controladoria Empresarial; Engenharia Financeira; Gestão de Negócios e Valorização da Empresa; Operador de Mercado Financeiro, e Marcas, além do seu tradicionalíssimo programa de extensão em Valuation.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::