Brasil, 25 de Novembro de 2017

Mercado de turismo brasileiro se une para aumentar a presença dos sul-americanos no país

• Escrito por  Cristiane Fernandes Palumbo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Rodadas de Negócios com mais de 150 empresas do setor acontecem em agosto nas principais cidades da América do Sul de olho no potencial de visitantes e ampliação do setor na região

O Brasil recebe cada vez mais estrangeiros em seu território. Dados do Ministério do Turismo apontam que somente em 2016, o país recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 4,8% em relação a 2015. Segundo o Anuário Estatístico do Turismo 2017, a entrada de sul-americanos no Brasil cresceu 9,1% entre 2015 e 2016. De olho nesse crescente mercado, mais de 150 empresas do turismo nacional, entre hotéis, destinos (secretarias de turismo), receptivos, entre outras, vão levar os seus produtos e serviços para serem divulgados a agentes e operadores de turismo de países como Argentina, Peru e Colômbia. O evento denominado Meeting Brasil, realizado pela empresa especializada em organizar eventos na área de turismo com promoção e capacitação, a Expan Mais, Inteligência em Turismo, acontece durante o mês de agosto, e no formato de rodadas de negócios.

Diversos destinos brasileiros já confirmaram presença: os Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espirito Santo e Bahia, além das cidades de Blumenau e Balneário Camboriú (ambas em SC), Foz do Iguaçu (PR), Guarujá (SP), Costa Verde e Mar, associação que representa 11 municípios da costa norte de Santa Catarina, além de Convention & Visitors Bureau, do Rio de Janeiro, Circuito Litoral (Ilha Bela, Caraguatatuba e São Sebastião), entre outros importantes destinos e produtos turísticos do país. No total, um número superior a 150 empresas entre hotéis, receptivos, produtos e destinos turísticos representarão as diversas regiões do Brasil no evento.

Esta é uma oportunidade única de divulgação e relacionamento do turismo nacional com as principais agências e operadoras da América do Sul. O Brasil é um país de extensões continentais e os latinos visitam apenas uma parte do nosso território. A economia do Peru e da Colômbia, por exemplo, está em crescimento e os argentinos lideram entre os números de visitantes?, explica Jair Pasquini, Diretor de Negócios da Expan Mais

A Argentina, primeira parada do Meeting Brasil 2017, é o principal emissor de turistas para o Brasil. Apenas no ano de 2016, mais de 2,1 milhões de argentinos desembarcaram no país, de acordo com o Ministério do Turismo e dados do Banco Central e da Polícia Federal. ?O momento econômico é favorável para a visita ao nosso país, por conta da variação cambial?, comenta Pasquini.

Outro país que é visto com otimismo pelo turismo brasileiro é o Peru, que trabalha com previsões na casa dos 4,1% de crescimento do PIB em 2017. Cerca de 100 mil peruanos costumam visitar o Brasil todos os anos. Só entre 2012 e 2013, houve um aumento de 7% no número de peruanos no Brasil, sem que tenha ocorrido algum grande evento que estimulasse a vinda. A Expan Mais promove as Rodadas de Negócios no país, visando impulsionar essas visitas.

Com 48,8 milhões de habitantes, a Colômbia está entre os mais populosos da América do Sul, com uma previsão de crescimento do PIB próxima aos 3%, segundo o FMI. Dos mais de 2,5 milhões de colombianos que optaram por viajar para o exterior, 1/3 procurou a América do Sul, e desses, apenas 13% veio ao Brasil. As Rodadas de Negócios chegam ao país para explorar esse mercado, que a empresa observa enorme potencial.

Nossa escolha pelas cidades que vão receber o Meeting Brasil é feita por meio de pesquisas mercadológicas. Estes três países possuem um potencial ainda pouco explorado pelo mercado nacional, por isso acreditamos nesse relacionamento direto. E para aumentar ainda mais o conhecimento dos agentes sul-americanos sobre o Brasil, preparamos uma série de capacitações para que conheçam os destinos e a infinidade de serviços e produtos disponibilizados para o turista que vem ao Brasil?, finaliza Pasquini.

O Meeting Brasil 2017 acontece nas cidades de Córdoba (15/08) e Buenos Aires (17/08), na Argentina, Lima, no Peru (22/08) e Bogotá, na Colômbia (24/08). Os eventos serão realizados em hotéis de destaque nas regiões centrais de cada cidade.

Código de segurança
Atualizar