Brasil, 11 de Dezembro de 2017

Grupo Amazonas promove ações de incentivo à leitura e às artes

Empresa adere ao serviço de difusão literária oferecido pelo SESI

Com o objetivo de incentivar a leitura entre seus colaboradores, o Grupo Amazonas em parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI, trouxe para sua sede, em Franca (SP), a Caixa de Cultura - um programa que promove a difusão da literatura nas indústrias.

O acervo itinerante, com 87 livros de gêneros e temáticas diferentes, chegou na empresa no dia 18 de julho, juntamente com a exposição “Paraty – história e cotidiano”. São 16 telas com registros do fotógrafo Paulo Avelar que revelam a história, a beleza e a cultura da cidade de Paraty.

“As telas foram expostas no refeitório da empresa e incentivamos os colaboradores a apreciarem a a arte visual, bem como a conhecerem o acervo de livros. A retirada, devolução ou renovação dos exemplares ocorre quinzenalmente e nas duas primeiras datas do programa mais de 30 colaboradores já participaram, fazendo circular o acervo disponibilizado”, conta Raquel Mesquita, Analista de Gestão de Pessoas do Grupo Amazonas.

Segundo ela, a iniciativa que teve todo o apoio do Centro de Atividades Osvaldo Pastore – SESI Franca, foi muito bem recebida pelos colaboradores que puderam estender o benefício aos familiares já que os livros podem ser levados para casa e incluem gêneros para todos os gostos e idades. “Houve uma boa retirada principalmente de livros infantis e o fato de os pais levarem para os filhos ajuda a criar o hábito da leitura desde cedo. A disseminação de uma cultura positiva como essa, sem dúvida, é o maior ganho que podemos ter com este projeto”, destaca Raquel.

O modelo de gestão de pessoas adotado pelo Grupo Amazonas visa fortalecer e fomentar o acesso de seus colaboradores à cultura e à educação. Outros exemplos são a implantação de um MBA in company, desenvolvido em parceria com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto e a Jornada de Desenvolvimento Profissional, programa direcionado a profissionais em todos os níveis da organização.

A empresa também investe em treinamentos técnicos em instituições externas para demandas específicas; trabalho de coaching para profissionais e áreas de negócios; formação de jovens aprendizes em atividades paralelas às suas áreas de atuação; workshop de orientação de carreira para dependentes de funcionários que estejam desempregados, entre outras ações. Esta atuação responsável rendeu à companhia posição de destaque em 2016 no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW (Great Place to Work) - Ribeirão Preto, Araraquara e Região. Na categoria grandes empresas – acima de 1.000 funcionários -, o Grupo Amazonas ficou com a honrosa terceira colocação.

Sobre a Caixa de Cultura
A Caixa de Cultura, do Serviço Social da Indústria – SESI-SP, é um programa que existe desde 1948 e promove a difusão da literatura nas indústrias. A área de Difusão Literária do SESI-SP realiza a conceituação, curadoria e aquisição do acervo, monitorando todas as atividades pertinentes ao serviço. As unidades de Caixa de Cultura, situadas nos centros de atividades de cada cidade, respondem pela operação, mediação e atendimento direto às indústrias.

Estabelecido o convênio, a unidade de Caixa de Cultura envia à empresa um acervo literário de 40 a 100 títulos de gêneros e temáticas diversas que circularão pela indústria. Após o tempo de permanência estipulado, que varia de quatro a seis meses, é efetuada a troca da caixa por outra com acervo atualizado e renovado. O SESI-SP também disponibiliza exposições fotográficas, que são montadas na indústria para apreciação dos funcionários e visitantes.

Em Franca, atualmente há cerca de 3.500 livros circulando pelas 39 empresas que aderiram à Caixa de Cultura. Somente no mês de julho foram realizados 329 empréstimos.
O objetivo da iniciativa é oferecer à indústria paulista uma ferramenta valiosa que expande o vocabulário e o repertório pessoal, melhora a comunicação e favorece a promoção do crescimento intelectual e profissional. O serviço é gratuito. Mais informações em http://www.sesisp.org.br/cultura/cultura-na-industria.htm.

Código de segurança
Atualizar