Brasil, 23 de Agosto de 2017

Assocon participará de discussões sobre licenciamento ambiental, linhas de crédito e logística reversa de embalagens de produtos veterinários na Câmara Setorial da Carne Bovina, do MAPA

• Escrito por  Monique Oliveira
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

A Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON) coordenará uma revisão sobre licenciamento ambiental, no âmbito da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa decisão foi tomada na última reunião do órgão, no início de agosto. Na ocasião, os membros da Câmara, incluindo a Assocon, elegeram como presidente Maurício Velloso, presidente da Comissão da Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e associado da Assocon. O nome de Mauricio aguarda confirmação do ministro Blairo Maggi em consonância com o desejo da maciça maioria dos participantes da Câmara Setorial, representantes da cadeia produtiva de carne bovina.

Mauricio Velloso destaca o trabalho da Assocon em prol da cadeia produtiva da carne bovina, especialmente pela firmeza e seriedade na condução dos trabalhos da entidade. “Participei de diversas discussões para evolução da Assocon e continuo contribuindo para transformá-la na maior entidade nacional representativa da pecuária. Como presidente da Comissão de Pecuária de Corte de Goiás, considero importantíssimo estar próximo da Assocon para levar as demandas do estado, colaborando para um trabalho ainda mais focado e responsivo às necessidades do setor’’, ressalta Velloso.

Licenciamento ambiental, Linhas de crédito e Logística reversa – A Assocon participará de três frentes de trabalho extremamente importantes, no âmbito da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, do MAPA. A entidade coordenará, via Câmara, uma revisão sobre o potencial de poluição dos vários segmentos da atividade pecuária, entre elas o confinamento e as atividades intensivas. Essa revisão está sendo solicitada pelo IBAMA e os membros da Câmara, sob coordenação da ASSOCON irão contribuir com sugestões e críticas. De acordo com o gerente técnico da Assocon, Bruno Andrade, o assunto é de extrema relevância, considerando o fato de que todas as atividades econômicas que impactem o ambiente, precisam de licenciamento para operar. “O objetivo é ter uma proposta da iniciativa privada sobre o tema, que está em consulta pública. Temos até o dia 18 de agosto para enviar as sugestões’’, explica Bruno Andrade.

A Assocon participará das discussões sobre outros dois temas muito relevantes da pauta da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, do MAPA. Um deles é a definição de um único plano de crédito e financiamento para a pecuária de corte. A ideia é simplificar a regra do crédito rural para pecuária, tornando a obtenção de recursos mais facilitada e menos burocrática.

Outro tema na pauta da Assocon é a logística reversa de embalagens de produtos veterinários. A Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), diz que todas as cadeias produtivas precisam pensar no descarte de suas embalagens. “No caso do setor pecuário, há o problema das embalagens de medicamentos veterinários, que possuem determinado potencial de poluição. A Assocon trabalha em um pacote de sugestões para regulamentar esse tema, “Estamos tomando uma atitude pró-ativa, ainda não fomos cobrados sobre esse assunto. Mas precisamos estar organizados e pensar em algo para não recebermos normativas prontas que inviabilizem nosso negócio’’, destaca Bruno Andrade.

Código de segurança
Atualizar