Brasil, 23 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Relatório de gestão da RTRS mostra avanço da produção de soja responsável no mundo

  • Escrito por  Angélica Cortez
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma organização comprometida em promover a produção, o beneficiamento e a comercialização responsáveis da soja no mundo inteiro. O relatório de gestão da entidade mostra que 3,09 milhões de soja certificada RTRS foram produzidas em 2016 e mais de 32 mil produtores se uniram para fornecer soja responsável. Ao todo, a Associação possui 197 membros, unidos para impulsionar o setor.

“E ainda, mais de 50 empresas na Europa compraram soja proveniente de uma produção sustentável no ano passado, entre eles, Arla, companhia multinacional de laticínios com sede na Dinamarca, que comprou 310 mil créditos; Agrifirm, companhia holandesa de rações, que comprou 175 mil créditos; e Unilever, companhia com sede na Suíça, que comprou 87 mil créditos de soja responsável”, aponta Marcelo Visconti, Diretor Executivo da RTRS.

Entre os avanços, destaque para a RTRS ser a única entidade que certifica a soja com desmatamento zero. O Padrão de Produção RTRS 3.0 é o único esquema de certificação multissetorial que garante zero desmatamento na produção de soja responsável. Isto significa que não está autorizado fazer nenhuma conversão em terra natural, ladeiras íngremes e áreas designadas pela lei para a conservação nativa e/ou proteção cultural e social.

“A RTRS está comprometida com as práticas de soja responsável acessíveis para todos. O esquema de Certificação em Grupo permite que vários pequenos produtores formem um grupo e candidatem-se a um único certificado, compartilhando assim, os custos de avaliação – tanto para fins de certificação quanto de vigilância anual. A dimensão dos grupos oscila entre menos de 10 e mais de 10 mil produtores. Essa abordagem já auditou mais de 468 mil hectares certificados como responsáveis”, afirma.

Para garantir que todas as práticas sejam sustentáveis, a RTRS realizou 10 cursos de capacitação sobre o padrão RTRS e a cadeia de custódia, o que resultou na formação de 100 implementadores e auditores capacitados. A Associação trabalha com amplo leque de organizações para apoiar todo o setor e é membro ativo do Diálogo Nacional para a Soja no Paraguai; reconhece o programa Valore Gold Certification da Bayer CropScience Brasil como equivalente ao padrão RTRS; e se aliou com a AMAGGI, a BASF e a Fundação Espaço ECO para medir e quantificar os impactos da certificação RTRS.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 200 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.



Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::