Brasil, 11 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Chega ao Brasil primeira empresa especializada no tratamento do medo de voar

Equipe da VOE Psicologia foi treinada pela Voar sem Medo de Portugal, centro de referência mundial em investigação e tratamento da aerofobia.

Segundo uma pesquisa do IBOPE, 40% dos brasileiros têm medo de viajar de avião. A prevalência mundial é de 30%. Mas, será que a aerofobia tem tratamento? A reposta é sim! E o Brasil conta agora com uma empresa especializada no tratamento do medo de voar: a VOE Psicologia, que inaugurou suas atividades este ano, com uma proposta inédita no país.

Segundo as fundadoras da VOE, Fernanda Queiroz e Paola Caselecchi, era uma necessidade do mercado nacional por dois motivos: o primeiro é alta prevalência do medo de voar e o segundo é que empresas com a proposta da VOE só existem na Europa. Fernanda e Paola são psicólogas, neuropsicólogas e especialistas em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Elas foram treinadas pela Voar sem Medo, que fica em Portugal e é um dos centros de referência mundial em investigação e tratamento da aerofobia.

Como funciona o método da VOE
A VOE oferece duas opções de tratamento para o medo de voar: individual e em grupo. “É importante falar que nossa terapia é indicada para quem tem aerofobia, como também para quem apresenta níveis diferentes de ansiedade quando precisa viajar de avião. Outro diferencial importante é que é uma terapia breve. A terapia individual é feita em dez consultas e o curso intensivo em grupo é feito em dois dias”, explicam.

Além da avaliação clínica inicial, são oferecidos diversos recursos durante a terapia. “Tudo aquilo que não conhecemos pode nos causar medo. Na nossa prática clínica percebemos que muitas vezes o medo de voar está relacionado a crenças sobre falta de segurança do transporte aéreo no Brasil, falta de fiscalização, manutenção precária das aeronaves, entre outros mitos”, explica Fernanda.

Por isso, faz parte da terapia a educação do paciente a respeito de todos os aspectos técnicos do transporte aéreo, assim como informações sobre as aeronaves e suas características. Essa parte técnica da terapia é ministrada por pilotos profissionais, que são parceiros da VOE, no Campo de Marte, em São Paulo, local em que o paciente também participa de uma simulação de voo.

“Este é um dos momentos mais importantes do tratamento, pois é nessa fase que fazemos a dessensibilização sistemática, ou seja, ajudamos a pessoa a enfrentar o medo de voar expondo-a gradativamente aos elementos que possam ativar a sua fobia, como barulhos, equipamentos, aeronaves, etc.”, diz Paola.

A base do tratamento é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). “A fobia de voar surge como consequência de uma aprendizagem disfuncional sobre voar. Quando há uma distorção de um pensamento ocorrem mudanças nos sentimentos e nos comportamentos, portanto o comportamento de quem tem medo de voar é determinado, em grande parte, pelo modo como a pessoa estrutura e interpreta uma viagem de avião ou outro tipo de aeronave”, explica Fernanda.

“Muitas vezes, esses pensamentos estão ligados a experiências anteriores, com uma forte turbulência, um pouso de emergência ou ainda pode estar relacionada a um pensamento irracional ou a autoafirmações catastróficas. Por isso, na TCC procuramos transformar esses pensamentos em crenças mais realistas e ajudamos o paciente a encontrar respostas mais adaptativas aos estímulos do medo de voar”, afirma Paola.

Para quem deseja, há ainda a opção de realizar um voo terapêutico para encerrar a terapia. O paciente recebe também um plano de acompanhamento de dois anos para prevenir recaídas.

Veja abaixo as datas e locais dos próximos cursos da VOE, que acontecem em Brasília e em São Paulo.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::