Brasil, 18 de Outubro de 2017

• Escrito por  Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Primeira edição da competição foi realizada em Notwill, na Suíça, de 3 a 6. A delegação verde-amarela contou com 10 atletas.

O Brasil encerrou ontem, 6, a participação na primeira edição do Mundial de Jovens de Atletismo Paralímpico, em Notwill, na Suíça. Durante os quatro dias de competição, a delegação de 10 atletas conquistou 15 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e três de bronze. O resultado colocou o país em 7º lugar no quadro geral.

No total, 275 atletas de 40 países participaram do inédito Mundial organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Na competição, os atletas foram separados em duas categorias: de 14 a 17 anos e de 18 a 19 anos.

Entre as meninas, destaque para a atleta do Mato Grosso do Sul Gabriela Ferreira. A velocista e saltadora de 19 anos da classe T12 (baixa visão) conquistou três medalhas nas três provas que disputou: ouro nos 100m e nos 200m e prata no salto em distância. Já entre os meninos, o paulista de Matão Pablo Furlan, 17 anos, subiu ao pódio duas vezes: ouro nos 100m T13 e no salto em distância T13. Ele também tem baixa visão.

Para Ricardo Melo, coordenador de atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o resultado foi muito positivo, já que, além das medalhas, cinco dos 10 atletas fizeram as melhores marcas de suas vidas. "Cumprimos com êxito o nosso objetivo no Mundial", afirmou. "A competição teve um nível técnico muito bom. Conseguimos ter boas provas e deu para ter uma noção bem clara de como nossos atletas estão em um cenário internacional em relação à idade deles. Aproveitamos, também, para fazer um paralelo em relação à Seleção adulta. Com todas essas informações, podemos planejar nosso caminho até os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020", explicou.

A delegação brasileira em Notwill foi formada com base na aproximação dos índices classificatórios para o Mundial Adulto da modalidade, disputado em Londres, em julho.

Confira as medalhas conquistadas pelo Brasil:
Ouro
Pablo Furlan - 100m T13
Pablo Furlan - salto em distância T13
Gabriela Ferreira - 100m T12
Gabriela Ferreira - 200m T12
Suélen Oliveira - 100m T37
Gustavo Henrique Dias - 400m T20

Prata
Thomáz de Moraes - salto em distância T47
Thomáz de Moraes - 400m T47
Gustavo Henrique Dias - salto em distância T20
Suélen Oliveira - 200m T37
Samuel de Souza - 800m T13
Gabriela Ferreira - salto em distância T12

Bronze
Lucas Sousa Pereira - salto em distância T46
Joeferson Marinho - 100m T12
Samuel de Souza - 400m T13

Patrocínio
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Código de segurança
Atualizar