Brasil, 19 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça 6 livros que revolucionaram a Medicina

  • Escrito por  Raphael Granucci
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Conheça 6 livros que revolucionaram a Medicina

Sendo um estudante de Medicina, um médico formado ou apenas um entusiasta da área, há livros que são leitura obrigatória para qualquer um que deseja se aprofundar nesse vasto campo de estudo. Obras que devido ao contexto histórico em que foram lançadas carregam temas polêmicos e proporcionam conhecimento, motivação e conscientização aos estudantes e profissionais da área. Confira alguns livros de Medicina, de ficção ou não, que revolucionaram a prática.

Médico de homens e de almas - Taylor Caldwell
Esta é uma das obras mais lidas e lembradas por médicos do mundo todo. A autora Taylor Caldwell fez uma vasta pesquisa acerca da vida do evangelista São Lucas, padroeiro e protetor dos médicos, abordando suas fraquezas e dilemas diários como médico durante o século I. Em forma de romance, a obra é um ensaio sobre a vida do protagonista, expondo que o médico é uma pessoa como qualquer outra, que também sofre, ama, adoece e morre. A obra traz uma importante reflexão sobre o exercício da Medicina, fazendo com que o médico reflita e possa tratar das pessoas e de suas almas.

A dupla hélice - Francis Crick
Escrito pelo vencedor do Prêmio Nobel da Medicina de 2010, Francis Crick, a obra reconta a história dos três amigos James Watson, Robert Geoffrey e Francis, que revolucionaram a bioquímica ao decifrar a estrutura do DNA. “A dupla hélice” é uma releitura de Francis sobre a essência e o sabor de seu trabalho, mesmo sendo um jovem cientista de apenas 24 anos na época. Um relato totalmente pessoal, revelando ambições e pragmatismos de médicos durante a descoberta científica mais importante do século XX.

A nova terapia do sexo - Helen Kaplan
Considerada um marco no campo da terapia sexual, a obra adota uma abordagem genuinamente nova com base na psicoterapia durante o tratamento de disfunções sexuais, levando em conta contextos sociais, psicológicos e biológicos de cada indivíduo. Kaplan foi a primeira a destacar a relevância do desejo sexual e cita casos clínicos de disfunção erétil, explicando a aplicação dos seus métodos e procedimentos.

A interpretação dos sonhos - Sigmund Freud
Talvez a obra mais importante de Freud, “A interpretação dos sonhos” foi a inauguração de teorias base para a Psicanálise. Para se ter uma idéia sobre a importância e o significado deste livro, antes dele, os sonhos eram considerados coisas banais, apenas trivialidades. Após o lançamento da obra, médicos que tratavam distúrbios do sono e psicólogos que tratavam traumas de infância começaram a utilizar os conceitos de Freud em seus tratamentos. É uma obra fundamental para todo interessado em Psicologia.

The great influenza - John Barry
John Barry conta de forma surpreendentemente detalhada sobre uma das epidemias mais mortais da história da humanidade. Durante 1918, o mundo se viu infectado pela chamada “Gripe Espanhola”, com a morte de 50 a 100 milhões de pessoas no mundo. O livro mostra como políticas públicas de saúde podem ser extremamente efetivas a curto e longo prazo e como os médicos devem agir durante casos de pandemias.

O século dos cirurgiões - Jurgen Thorwald
Em um dos mais impressionantes relatos da era pré-anestésica na Europa do século XIX,  Jurgen Thorwald destaca as raízes históricas da Medicina moderna e suas ramificações, apresentando relatos de médicos e pacientes durante o processo do surgimento da anestesia. Este livro é resultado de dezenas de estudos e pesquisas com uma ótima narrativa do trabalho dos anestesistas pioneiros e suas contribuições para o sucesso das cirurgias sem dor.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::