Brasil, 29 de Setembro de 2016

• Escrito por  MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO/Foto: Gustavo Xavier
  • Publicado em Demais

Arquitetura para vender mais

Novos empreendedores buscam ajuda profissional de arquitetos para criarem projetos que transformem seu comércio em um negócio atrativo, que conquiste cada vez mais a clientela

Ao deixar a profissão de nutricionista para abrir sua própria pizzaria, Enauê Paiva encontrou nos arquitetos Ivana Seabra e Bruno Vianna a segurança para criar um espaço comercial adequado ao seu cliente. Foto: Erlana Marçal

Ao abrir um novo negócio, os empresários estão buscando o apoio profissional de arquitetos para poder ajudá-los a criar um espaço atrativo e que ajude a desenvolver um novo conceito que agrade ao empreendedor e, claro, aos seus clientes.

O arquiteto auxilia o empreendedor analisando a organização do espaço, a ergonomia, a ambientação de acordo com a atividade que será exercida no local, além dos ajustes nas demandas construtivas, evitando gerar custos excessivos na obra ou reforma do recinto.

Esta procura por arquitetos na hora de abrir um novo negócio tem sido bastante comum atualmente e é extremamente importante para o planejamento da realização do sonho do empreendedor. “Montar um negócio próprio é a realização de um sonho e o arquiteto tem que estar ali dando um suporte e ajudando a pessoa a colocar o pé no chão dessa nova realidade que já tem início na obra. A relação entre o empresário e o arquiteto tem que ser muito transparente, pois o profissional precisa entender o que ele tem para fazer de investimento na reforma, no projeto, na loja”, explica o arquiteto Junior Piacesi.

Os arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra explicam que o trabalho do profissional tem início no desenvolvimento do briefing junto ao empresário, compreendendo todas as demandas deste novo negócio e os detalhes vão sendo ajustados conforme as necessidades construtivas e análises dos objetivos criados. “O design da marca e as cores a serem trabalhadas na identidade visual da nova empresa também fazem parte de um trabalho conjunto para a arquitetura sedimentar os conceitos deste novo negócio lançando mão de materiais, texturas, formas, luz, dentre outros elementos do projeto. A arquitetura tem técnicas de abordagem e configuração de espaços que atingem as percepções sutis das pessoas, provocando sensações”, contam.

Foi desta forma, que Bruno e Ivana viabilizaram a realização do sonho da nutricionista e, agora, empresária, Enauê Paiva, que acaba de inaugurar sua pizzaria, na cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais e ressalta a importância de poder contar com os profissionais para concretizar o seu novo negócio. “Eu e meu marido optamos em contratar os serviços dos arquitetos para termos o melhor aproveitamento do espaço e um ambiente agradável e aconchegante. O trabalho deles se iniciou quando alugamos o imóvel, lembrando que a loja não tinha nenhum tipo de acabamento, somente as quatro paredes”, conta Enauê.

Os arquitetos explicam que as técnicas de configuração de espaços são várias e a determinação da ambientação desejada é uma estratégia para o sucesso do novo empreendimento. “Para marcar a chegada de uma nova marca ao mercado, podemos pensar em opostos, ou seja, trabalhar layouts clássicos e austeros para transmitir solidez e força, ou esbanjar modernidade para marcar um caráter criativo e inovador. Cada empresa, cada objetivo comercial nos trará abordagens diferentes e específicas. Importante é valorizar uma boa montagem, um acabamento de qualidade e de durabilidade. O cliente sempre percebe a limpeza e esmero do ambiente comercial como um indicativo de competência, organização e comprometimento da empresa em sua atuação no mercado”, encerram Bruno Vianna e Ivana Seabra.

Entender o sonho do empreendedor, mas dar suporte e ajudar a ele colocar os pés no chão são, de acordo com o arquiteto Júnior Piacesi, obrigação do profissional da arquitetura na realização de projetos comerciais de sucesso, como é o caso desse restaurante acima recém-inaugurado em Belo Horizonte/MG

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish