Brasil, 24 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Ministério celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

  • Escrito por  Ministério do Trabalho
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Data foi marcada por uma palestra sobre prevenção de acidentes e doenças do trabalho

“Acidente e doenças do trabalho: Somos todos agentes de prevenção” foi tema da palestra ministrada pelo auditor-fiscal e médico do trabalho Jeferson Seidler nesta quinta-feira (27), no auditório do Ministério do Trabalho. O evento marcou o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

A palestra foi uma atividade de reflexão e provocação com objetivo de conscientizar os servidores a adquirir e multiplicar informações de prevenção. "O Ministério do Trabalho tem um papel protagonista e preponderante nessa história, tanto por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho quanto da Fundacentro, com normatização, fiscalização, pesquisa e ensino. As portarias criadas em 1972 geraram uma série de processos que culminaram com a publicação das Normas Regulamentadoras, que reforçaram a prevenção nas empresas e a fiscalização, reduzindo em muito o número de acidentes à época", afirmou Jeferson Seidler, integrante da SIT.

Durante o evento foram abordados os riscos mais presentes no trabalho realizado pelos servidores, geralmente atividades de escritório, com uso de computadores e manuseio de pequenas cargas, que, de acordo com Seidler, tem estreita relação com as dores nas costas, maior causa de afastamento do trabalho."É preciso atentar para a postura correta no uso do computador e tomar medidas adicionais, como as pausas de 5 a 10 minutos e exercícios de preparação e compensação, para não ficar muito tempo parado na mesma posição", alertou.

Para Maria Aparecida Fernandes, servidora da Coordenação de Recursos Humanos (RH) do Ministério do Trabalho, a iniciativa da SIT alerta para a importância de investir na qualidade de vida no trabalho. "O ambiente de trabalho precisa ser favorável à produção, mas também para que as pessoas estejam bem consigo mesmas".

A Data – O dia 27 de julho é lembrado nacionalmente como o Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes do Trabalho. A data ficou marcada como símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho, por ocasião, em 27 de julho de 1972, de publicação das portarias nºs 3.236 e 3.237 que regulamentaram a formação técnica em Segurança e Medicina no Trabalho e atualizaram o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que trata da atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::