Brasil, 18 de Agosto de 2017

Apoio à sustentação do preço do milho no Centro-Oeste é 100% negociado

• Escrito por  CONAB
  • Publicado em Demais

Os dois leilões realizados nesta quinta-feira (27) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em apoio aos produtores de milho do Centro-Oeste obtiveram resultados positivos. As 692 mil toneladas do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e as 60 mil toneladas do Prêmio para o Escoamento (PEP) foram negociadas.

O Pepro foi negociado para venda e escoamento do produto oriundo dos estados de Mato Grosso (632 mil t), Mato Grosso do Sul (30 mil t) e Goiás/Distrito Federal (30 mil t). Já o PEP atende os estados de Mato Grosso do Sul (30 mil t) e Goiás/Distrito Federal (30 mil t).

O Pepro é ofertado ao produtor rural ou à sua cooperativa, enquanto o PEP destina-se à indústria. Para terem direito à subvenção, os adquirentes terão que comprovar a venda e o escoamento do produto nas condições definidas em edital.

As operações de Pepro e PEP tiveram início em abril deste ano. O objetivo do governo é assegurar o preço mínimo ao produtor e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores. O órgão responsável por autorizar estas operações é o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep).

Na próxima quinta-feira (3/08), serão ofertados mais 30 mil toneladas de PEP para Mato Grosso do Sul e 30 mil t para Goiás e DF. Também será leiloado Pepro para 632 mil toneladas para Mato Grosso, 30 mil t para Mato Grosso do Sul e 30 mil t para Goiás e DF.