Brasil, 18 de Outubro de 2017

Childhood Brasil lança campanha "Herói da Infância" para homenagear caminhoneiros

• Escrito por  Marcela Branco
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Ação do Programa Na Mão Certa visa sensibilizar caminhoneiros para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias do país

A Childhood Brasil, instituição fundada pela Rainha Silvia da Suécia, lança a nova campanha do Programa Na Mão Certa, “Herói da Infância”, que visa sensibilizar caminhoneiros no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A campanha, que conta com um filme, além de cartilha e cartazes, será lançada no Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, que é celebrado em 25 de julho.

Veja o filme:

.be

Um dos argumentos da campanha é que os caminhoneiros podem ser verdadeiros heróis da infância se mantiverem os olhos bem abertos nas estradas. Além disso, existem 1.969 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais, conforme último levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal.

Por intermédio do Programa Na Mão Certa há 10 anos caminhoneiros têm atuado como agentes de proteção nas estradas, em especial, em locais de parada onde crianças e adolescentes podem estar em situação de risco. Além da sensibilização dos profissionais de transporte, a Childhood Brasil trabalha junto com a Polícia Rodoviária Federal na orientação de denúncias. Se qualquer motorista, caminhoneiro ou não, estiver numa rodovia federal e identificar uma situação de vulnerabilidade deve alertar as autoridades pelo telefone 191. Se estiver em qualquer outra estrada ou cidade, o mais indicado é o Disque 100. É possível também usar o aplicativo Proteja Brasil, que é gratuito e basta baixar nas lojas Apple Store ou Google Play.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 87% da economia do Brasil transita por rodovias. O tempo estimado de um frete é de 18 dias, sendo que muitas vezes o caminhoneiro permanece vários dias estacionado em paradas de entrega. A concentração de pessoas em um ambiente isolado é um facilitador para a ação da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O filme da campanha aborda justamente esse ponto. Estar com os olhos abertos pode fazer toda a diferença no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. O vídeo é uma adaptação da campanha #EyesWideOpen (Olhos Bem Abertos), lançado originalmente nos EUA, em plena Times Square, com o objetivo de proteger a infância e assegurar que as crianças sejam crianças.

Código de segurança
Atualizar