Brasil, 22 de Agosto de 2017

Coleção de arte sacra é destaque em leilão em São Paulo

• Escrito por  Cibele Cardoso
  • Publicado em Demais

Leilão em São Paulo contará com acervo de Maria Antônia Marinho, da Casa do Alto da Boa Vista na cidade do Rio de Janeiro e outros comitentes

Com grande coleção de móveis, imagens sacras, pratarias, louças Cia das Índias, pinturas acadêmicas e contemporâneas, litografias e livros raros, todos dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, totalizando 467 lotes realiza-se em São Paulo, nos dias 1 e 2 de agosto, o leilão da Dutra Leilões do acervo de Maria Antonia Marinho.

De acordo com o leiloeiro Luiz Fernando Dutra, merece especial destaque o grande Lampadário Sabará de prata do período de transição D. João V para D. José I do séc. XVIII , bem como a cômoda papeleira D. José I de jacarandá com compartimento secreto para guarda de valores, da Bahia séc. XVIII. Assim como uma sala de jantar composta por uma mesa de 440 cm de comprimento e 16 cadeiras de jacarandá, todas do século XVIII.

SANTO DO PAU OCO

Dutra destaca ainda uma refinada coleção de arte sacra, onde se destaca a imagem de Nossa Senhora do Rosário, conhecida como "santo do pau oco" e que servia para guardar valores no seu interior e foi feita em São Paulo no séc. XVIII.

OUTROS LOTES

Bancada completa de seis tocheiros barrocos de madeira lavrada de Minas Gerais do séc. XVIII.

Pietá , Santa parentela , Santana Mestra e conjunto de 5 Cristos crucificados de madeira do séc. XVIII

Porcelanas chinesas de exportação conhecidas como Cia das Índias alguma brasonadas.

Coleção de pratos e travessa de porcelana azul e branca Macau com recipiente para água quente ( rechaud ), pequenas terrinas e sopeiras cujo nome deriva do porto de origem Macau, chegando ao Brasil no final do séc.XVIII e inicio do séc. XIX.

Excepcional e raro par de cervos de porcelana Cia-das-Índias séc. XVIII

Conjunto de pratos , travessas, terrinas, molheiras e saleiros Cia das Indias padrão “Folha de Tabaco”.

Travessa Cia das Índias conhecida como serviço dos pavões e travessa do serviço dos Galos de D. João VI pertenceram a Fazenda Real de Santa Cruz

Dicionario portuguez e latino de Raphael Bluteau 1712 -1728 em 10 volumes ,

Cartas do Padre Antonio Vieira datadas de 1735-1746 em 3 volumes refletem a mais pura prosa da língua portuguesa

Corografia Brazilica de Ayres de Casal 1º edição 1817 em dois volumes .

Grande arcaz de sacristia d. Jose I de jacarandá com mais de 322 cm de comprimento séc. XVIII

Cadeiral D. José I de Jacarandá com 124 cm de altura, séc. XVIII

Pinturas e desenhos de artistas contemporâneos como Antonio Gomide , desenho de Cândido Portinari, Manabu Mabe paisagem,

QUADRO ATUAL

Dutra destaca ainda, entre outros lances um quadro do artista plástico Cildo Meireles, cujo título é bem atual e oportuno, a despeito da obra ser datada de 2011. “Projeto de Buraco para Jogar Políticos Desonestos”. Retratando uma pequena vista de Brasília a beira de um grande buraco.

Local da exposição e leilão: Rua João Lourenço, 79 – Vila Nova Conceição

Exposição de 22 a 31 de julho

Leilão 1 e 2 de agosto às 21 hs

Mais informações www.dutraleiloes.com.br ou pelos telefones 11 3887.3234 e 11 95040.7337/8970