Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Falta de cuidado na hora da reforma pode causar entupimento hidráulico

  • Escrito por  ATITUDECOM | Estratégia em comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Um dos principais “legados” de uma obra é o entupimento dos canos. Os rejeitos da construção ou mesmo o pó gerado em pequenas reformas ou na renovação de pisos de madeira se acumulam na tubulação desprotegida e, dado o não uso das instalações hidráulicas durante a reforma, muitas vezes, o problema não é percebido de imediato. “Observamos que muitos entupimentos decorrem do descuido ao lidar com os materiais da construção. Além de desperdício de tempo e gasto de recursos, o morador tem minado o sentimento de satisfação que a reforma traria ao renovar um ambiente”, afirma Mauro Leite, gerente de novos negócios da Roto-Rooter, empresa especializada em desentupimento.

Para se ter uma ideia do problema, segundo Mauro, no passado esse tipo de serviço representava de 5% a 8% dos atendimentos realizados pela Roto-Rooter; hoje, o percentual chega a 20%.

Prevenir ainda é a melhor solução

A prevenção, seguramente, é a melhor maneira de evitar um entupimento. Antes da reforma, faz-se necessário proteger ralos com grelas ou telas para impedir a passagem de resíduos sólidos e manter o vaso sanitário sempre fechado.

“Uma recomendação válida é quando a benfeitoria envolver essas instalações, acompanhar o serviço do profissional e saber se ele está sendo caprichoso, inclusive na hora da limpeza”, diz Mauro. O morador deve observar se há restos de materiais usados na obra nas tubulações expostas e, nesse caso, usar um saco plástico envolvido nas mãos ou uma luva para retirá-los. O mesmo vale para a tubulação do vaso sanitário. Antes de fixá-lo ao piso, o cano deve estar livre de resíduos.

Outras ações preventivas para impedir a obstrução dos canos da tubulação envolvem o acondicionamento correto dos materiais a serem usados na obra. É importante não deixá-los soltos ou expostos ao tempo. As ferramentas utilizadas para manuseá-los também não devem ser lavadas nas pias. O melhor a fazer é usar uma mangueira longe do ralo ou, quando utilizada a pia, certificar-se de que há algum tipo de grelha, de metal ou plástico, impedindo a passagem dos resíduos. Feito isso, basta recolher os sedimentos e dar descarte adequado ao material.

Mauro também alerta para dar preferência à opção de varrer o ambiente ao invés de lavá-lo. Só depois de varrido o local, se necessário, deve-se fazer uso da água para limpeza. Além da economia de água, com esse cuidado os resíduos da reforma não vão cano abaixo. Materiais oleosos, como tintas, também devem ser descartados corretamente, nunca despejados nos ralos.

Sem prevenção, risco aumenta

O risco de entupimento é agravado, quando os cuidados simples de prevenção não são observados. Segundo Mauro, mesmo quando os resíduos vão pelo cano e caem na rede de esgoto da empresa de saneamento da cidade não se está livre de problemas hidráulicos. Isso porque, ainda que grande parte do material sólido seja retido nos filtros de proteção das estações de tratamento e encaminhado para aterros sanitários, quando o volume excede a capacidade da estação, os resíduos podem entupir a rede de esgoto e impedir sua vazão, provocando mau cheiro, refluxo do sistema hidráulico doméstico e até alagamentos dentro de casa.

Na hora de reformar, vale ter em mente também que o projeto de um imóvel deve contemplar tubulações independentes para coleta de água usada na cozinha, na área de serviço e nos banheiros e o diâmetro dessas tubulações deve, sempre, ser adequados para o escoamento da água que vai pelo ralo, para não acumular resíduos.

Quando a água ficar parada, escoar lentamente ou borbulhar o sinal é de alerta para entupimentos. Nesses casos, antes de chamar um profissional para reparos, é possível fazer algumas verificações mais simples, como a retirada e limpeza dos sifões e a limpeza manual de ralos.

Sobre a Roto Rooter

Presente no Brasil há mais de 60 anos, a marca foi fundada no país pelo americano Weldon Baker, em 1950. Com um equipamento diferenciado e exclusivo, a Roto-Rooter se tornou sinônimo de categoria nos anos 80. Atualmente, está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão e Espírito Santo, prestando serviços de desentupimento, dedetização, limpezas especializadas e hidrojateamento. As tecnologias e a qualidade dos serviços prestados pela empresa são os principais fatores que a tornam uma das líderes de mercado no país.

Site: www.rotorooter.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.