Brasil, 22 de Outubro de 2017

Assocon discute carne de qualidade e intensificação da produção pecuária

• Escrito por  Monique Oliveira
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Produzir carne de qualidade e, assim, obter mais valorização, é um bom caminho para os pecuaristas. O ponto inicial é entender as necessidades do consumidor e produzir segundo as necessidades do mercado. Este é o recado de Bruno Andrade, gerente técnico da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON) nos recentes eventos da Intercorte, etapas de Ji-Paraná (13.07) e Campo Grande (21.07). Bruno apresentou as palestras “A cadeia produtiva e a carne de qualidade” e “Intensificar para produzir”. A Assocon destacou tópicos importantes para o avanço da pecuária no país, tendo como fundamento o aumento da produtividade e a obtenção de lucro. São eles: mudança de tendência no consumo de proteína animal, influência da produtividade, percepção do consumidor e do pecuarista em relação aos aspectos da carne de qualidade, utilização de novas tecnologias, intensificação, investimentos, sanidade, nutrição e genética.

Bruno Andrade explica que é importante considerar as mudanças nos hábitos de consumo de proteína animal, bem como analisar os passos para a produção de carne de qualidade, tanto na visão do pecuarista quanto do consumidor. “Parte da população tem consumido produtos de melhor qualidade. Dessa forma, produzir para esta finalidade pode ser o caminho para produtores atenderem este nicho de mercado”, explica Andrade.

Na etapa de Campo Grande (MS), o gerente técnico da Assocon não recomendou a diminuição de investimentos na atividade por conta de um período de preços ruins. “Pode ser um estratégia arriscada, dado que o processo de reinvestimento é lento e caro”, disse Bruno Andrade. “Podemos correr o risco de perder 10 a 20 anos de evolução com o uso de tecnologias, se intensificarmos menos. Além disso, temos insumos e terras mais caras. Por mais que deixemos de investir em pecuária, é um engano achar que todos os demais insumos acompanharão esse ritmo”, explica.

Código de segurança
Atualizar