Brasil, 22 de Outubro de 2017

Aficionado por trens, uruguaio virá a São Carlos para maior evento de ferreomodelismo da América Latina

• Escrito por  Paulo Viarti
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Professor de física uruguaio tem mais de 1.000 vagões e locomotivas em sua coleção; evento também contará com maquete gigante vinda de Curitiba

Dois mil e cem quilômetros separam a pequena cidade uruguaia de Piriápolis, no Uruguai, de São Carlos, no interior paulista. Mas é exatamente deste município de 10 mil habitantes que um professor de física vai se deslocar para participar do maior encontro de ferreomodelismo da América Latina, que ocorrerá em São Carlos, em 19 de agosto.

Sergio Ottonello Bruzzone, de 59 anos, é fã de trens desde os 7, e aos 18 anos passou a ter o ferreomodelismo como hobby. Sua adoração pelo tema é tanta que sua vasta coleção reúne mais de 1.000 vagões e locomotivas. “Já estive no Brasil em outras oportunidades, mas esta será a primeira vez que participarei deste evento. Decidi ir para me confraternizar com meus colegas brasileiros”, diz Bruzzone, que mora em Piriápolis há apenas quatro meses. A cidade foi o primeiro balneário do Uruguai e está localizada a 97 km da capital, Montevidéu, e a apenas 40 km da famosa Punta del Este.

O 18º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi, marcado para 19 de agosto, das 9h às 16h, na Estação Cultura, é o maior do gênero na América Latina. Ele acontecerá pela sexta vez em São Carlos e deverá reunir 5 mil pessoas ao longo do dia, entre aficionados e público em geral, tanto do Brasil quanto do exterior.

O público poderá conferir cerca de 30 maquetes, de várias regiões do país, além de comprar produtos alusivos ao ferreomodelismo. Uma das maiores maquetes, inclusive, virá de Curitiba especialmente para o evento e será transportada de caminhão. Pertencente ao comerciante José Carlos Balan, ela mede 5m x 1,6m e possui até nome: Valene. “Ela representa uma siderúrgica da década de 40, e seu nome vem da combinação de outros dois, Vale do Rio Doce e CSN”, explica Balan. Será a primeira vez que ela será exposta em um evento da Frateschi neste estágio atual. “Projetada para ser construída em quatro etapas, já está na penúltima. A última será finalizada em meados de 2018 ou início de 2019 e consistirá no detalhamento fino”, completa Balan.

Edição especial

O 18º Encontro de Ferreomodelismo será especial, pois comemorará os 50 anos da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. “Existe uma grande expectativa por parte dos modelistas, e a Frateschi não irá decepcionar, ainda mais no ano em que comemora meio século de atuação neste mercado. Este encontro congrega pessoas de várias cidades de São Paulo e também de outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já recebemos também modelistas de outros países, como Argentina, Uruguai e até Nova Zelândia”, afirma Lucas Frateschi, diretor da empresa e organizador do evento.

Realizado a cada dois anos, o Encontro de Ferreomodelismo Frateschi já ocorreu em Ribeirão Preto, Campinas, Bebedouro e São Carlos, que sediará o evento pela 6ª vez. “Temos uma parceria duradoura com a Estação Cultura, que é o órgão responsável pela preservação e manutenção da antiga estação ferroviária da cidade”, explica Frateschi.

Sobre a Frateschi

Fundada em 1967, a Indústrias Reunidas Frateschi é a única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situada em Ribeirão Preto, no interior paulista, tem a missão de divulgar e preservar a memória ferroviária do Brasil, por meio da prática do ferreomodelismo. Prestes a completar 50 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática deste hobby.

Com atuação nacional e internacional, a Frateschi possui representantes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Pernambuco, além do Distrito Federal. No exterior, seus representantes estão na Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, África do Sul e Taiwan.

Mais informações podem ser obtidas no site www.frateschi.com.br.

Código de segurança
Atualizar