Brasil, 28 de Julho de 2017

Livro Perca O Medo De Escrever: Da Frase Ao Texto Ensina A Desenvolver Autocrítica Na Escrita

• Escrito por  LILIANE CAVALCANTE
  • Publicado em Demais

Obra reforça que o domínio pleno das normas gramaticais, por si só, não garante os melhores resultados; é preciso clareza, coesão, coerência e objetividade

Escrever bem não é uma das tarefas mais fáceis. Para muitos, no entanto, redigir um texto coeso pode se resumir a não cometer erros gramaticais. Mas será que é só isso mesmo?

Em muitos casos, o medo ou o bloqueio na hora de escrever também podem atrapalhar – e muito – a construção de um texto claro, como mostra a professora Inez Sautchuk na segunda edição do livro Perca o medo de escrever: da frase ao texto.

Na obra, a autora reforça que o domínio pleno das normas gramaticais, por si só, não garante os melhores resultados. Para comprovar, ela ensina o que é clareza, coesão, coerência e objetividade e, sobretudo, como incorporar essas competências à produção de textos para que, assim, o leitor perca o medo de escrever.

Muito além do ensino de gramática ou da apresentação de modelos prontos para redação, o livro explica ainda o que é um texto escrito e mostra como desenvolver autocrítica para reconhecer se ele é suficientemente bom ou não.

Entre teoria e prática, Perca o medo de escrever: da frase ao texto oferece uma visão reflexiva e esclarecedora sobre o uso da língua portuguesa, abordando as principais dificuldades e as melhores soluções para a produção textual.

O livro conta ainda com exercícios para ajudar o leitor a testar e assimilar os conteúdos estudados e aprofundar o aprendizado.

SOBRE A AUTORA

Inez Sautchuk é mestre e doutora em Letras, na área de Filologia e Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professora titular aposentada do ensino superior em São Paulo; autora de vários ensaios e livros na área de língua portuguesa e de produção de texto escrito.

SOBRE A EDITORA SARAIVA

A Editora Saraiva, presente no segmento editorial desde 1917, integra a SOMOS Educação desde dezembro de 2015. A marca é referência na produção e publicação de conteúdo para educação básica, preparatórios (concursos e exames), ensino técnico (com o selo Érica e as soluções ETB) e superior, com destaque para a área Jurídica, na qual é líder de mercado, e de Ciências Sociais Aplicadas (sobretudo em Administração, Economia e Contabilidade). Além disso, é reconhecida pelos selos editoriais Caramelo (livros infantis) e Benvirá (cultura e entretenimento), e também pelos sistemas de ensino ÉTICO e AGORA.