Brasil, 26 de Setembro de 2017

• Publicado em Demais

Cerca de 21.000 propostas implementadas em 2016

€ 4,4 milhões pagos aos colaboradores em forma de bônus

Ideias inovadoras advindas de trabalho em equipe

Na América do Sul foram mais de 3 mil ideias sugeridas

Em 10 anos, o retorno financeiro das ideias se aproximam de R$ 40 milhões na América do Sul

Ideias valiosas: com a implementação de propostas elaboradas por colaboradores, a BASF conseguiu economizar em 2016, cerca de 60 milhões de euros no mundo todo. Dentre as 21.000 propostas de melhorias que foram implementadas em 2016 podemos destacar - um programa de computador para a rotulagem de amostras, um conceito para a destilação eficiente de um solvente e uma nova abordagem para o derretimento de ceras com economia energética - mantendo o alto nível de ideias do ano anterior. A BASF recompensou a engenhosidade de seus colaboradores com bônus, totalizando 4,4 milhões de euros.

Houve também uma série de novas ideias implementadas no site Verbund em Ludwigshafen, que conseguiu uma economia de cerca de 30 milhões de euros pelo quinto ano consecutivo. A BASF recompensou a atuação de seus colaboradores do site de Ludwigshafen com € 3 milhões em bônus.

Os colaboradores da divisão de Petroquímicos foram bastante criativos: suas propostas de melhorias alcançaram benefícios líquidos de 6,5 milhões de euros no ano.

Muitas das ideias foram desenvolvidas através de trabalho em equipe. Por exemplo, os colaboradores da fábrica de melamina, da divisão de Monômeros, trabalharam juntos com os colegas de gestão de qualidade e implementaram um conceito inovador de remodelação. Em algumas partes de uma planta industrial onde há várias tubulações sucessivas, algumas delas apresentam defeitos. Ao invés de ficarem ociosas na planta por vários meses, a equipe conseguiu identificar as linhas específicas que precisavam ser inativadas, enquanto as linhas restantes poderiam continuar operando. Isso permitiu que o tempo de inatividade total fosse reduzido para apenas oito semanas, apresentando uma economia de aproximadamente 2 milhões de euros.

América do Sul

No Brasil, o programa foi iniciado em 1981. Hoje, o Eureka (nome adotado em 2009) é uma iniciativa regional, catalisadora de inovação para toda a BASF na América do Sul. “Temos realizado um intenso trabalho em todas as áreas e países da América do Sul para aumentar a eficiência e qualidade de processos e resultados. Este direcionamento estratégico tem sido essencial para o desempenho da empresa no ano, apesar das adversidades econômicas e políticas na região e recessão em alguns países”, explica Ralph Schweens, presidente da BASF na América do Sul.

Na América do Sul foram mais de 3 mil ideias apresentadas em 2016, que resultaram em uma economia expressiva no ano. No acumulado dos últimos dez, o retorno financeiro para a BASF se aproxima dos R$ 40 milhões. A empresa pagou quase R$8 milhões em premiações aos funcionários no mesmo período. “O Eureka é uma realidade na BASF e temos colaboradores engajados na promoção de ideias que, entre outros benefícios, resultam em redução de custos, tempo ou matéria-prima nas produções ou na otimização de processos administrativos, produtivos ou comerciais. A contrapartida da BASF é reconhecer essa contribuição não só financeiramente, mas envolvendo cada vez mais os colaboradores nas tomadas de decisões, mostrando que, juntos, todos são importantes na busca constante pela excelência de nossas operações e entregas”, finaliza Schweens.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Código de segurança
Atualizar