Brasil, 23 de Julho de 2017

Crianças transformam histórias em desenhos animados

• Escrito por  CM Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

Com o objetivo de desenvolver a leitura, a oralidade e a experiência colaborativa, o Colégio Progresso de Campinas implementou em sua grade o programa De Criança para Criança, que transforma inspirações de crianças em animações 2D totalmente desenvolvidas por eles, incentivando a criatividade e a liberdade de contar suas próprias histórias

Lara é uma menina com Síndrome de Down que mudou de escola e tinha muito medo de fazer amigos. Quando ela chegou no Colégio Progresso, de Campinas, os colegas quiserem ajudar a nova amiga e resolveram criar uma história para ela, ‘A princesa que perdeu o medo’, apoiando Lara no processo de mudança e explorando valores importantes, como a amizade. Essa foi apenas uma das muitas histórias já criadas pelos alunos, que a cada semana escolhem juntos emoções e inspirações que vão sair do papel para a tela.

Há um ano, os alunos da escola participam do programa ‘De Criança para Criança’, que transforma desenhos e histórias de crianças em animações 2D. Nas aulas semanais, todas as turmas interagem, realizando desde a criação dos desenhos, produção dos roteiros e até a locução das animações. Para a diretora do Colégio Progresso, Lena Cypriano, as aulas têm sido muito inspiradoras para as crianças. “Normalmente, quando os alunos escrevem, o leitor é o professor, mas nesse projeto eles escrevem para eles mesmos e para o público em geral, o que traz um estímulo ainda maior, já que a história deles pode criar vida e se transformar em um vídeo. Eles se sentem mais valorizados e colaborativos já que criam juntos as histórias”, conta Lena.

Atualmente o programa está implementado na grade intracurricular de 20 escolas do estado de São Paulo, impactando mais de 10 mil alunos, de 6 a 12 anos de idade. Até o segundo semestre, o projeto chegará a 25 colégios. “O De Criança Para Criança pode ser definido como um processo criativo, que começa com uma conversa aberta e franca entre professores e alunos para o desenvolvimento das histórias e dos desenhos. É uma troca que gera muito mais do que uma bela animação como resultado”, diz Gian Carlo Rocchiccioli, um dos sócios-criadores do programa.

Segundo a diretora Lena, as cerca de 300 crianças do Fundamental I até o 6° ano que fazem parte do projeto só tem colhidos bons frutos. “Vemos a qualidade da narração das histórias, que é a consolidação do trabalho. Além disso, as crianças ficam encantadas ao ver a animação pronta e os pais também têm gostado bastante do resultado e da riqueza das histórias e inspirações das crianças”, afirma Lena.

O De Criança para Criança tem como principal missão desenvolver a leitura, os desenhos, a oralidade, a criatividade, os valores e a experiência colaborativa. Isso tudo é feito com o auxílio da tecnologia, através da plataforma ‘Criando Juntos’, pela qual os pequenos enviam suas histórias, desenhos e locuções, que ganham vida através das animações 2D, que variam de um a três minutos de duração e envolvem o trabalho de diretores de arte, produtores musicais e animadores.

A ideia surgiu a partir de um desenho entregue pelo filho de Vitor Azambuja, um dos sócios, que é diretor de arte e artista plástico. A partir daí ele começou a produção dos primeiros episódios do projeto e convidou seus amigos, os administradores Gilberto Barroso e Gian Carlo Rocchiccioli, para embarcarem na iniciativa.

Com a consolidação do projeto e muitos vídeos criados, o movimento saiu do papel para a tela. Em julho, o programa De Criança para Criança, que já conta com 24 episódios, estreia no Canal Infantil Zoomoo.

Assista o vídeo ‘A princesa que perdeu o medo’: migre.me/wKQ1v

Sobre o De Criança para Criança

Criado em 2015, o projeto De Criança para Criança tem como objetivo estimular a criatividade, leitura e interação social por meio de desenhos e histórias criados por crianças e transformados em animações 2D através da plataforma colaborativa online Criando Juntos. A plataforma está disponível para crianças do Brasil e do exterior que queiram compartilhar suas histórias.

www.decriancaparacrianca.com.br