Brasil, 23 de Setembro de 2017

Dia de Cooperar espalha onda do bem pela capital e interior

• Escrito por  Mateus Meireles
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Ações trouxeram contribuições sociais, culturais e sustentáveis para municípios de todo o país

Cooperação, solidariedade e conhecimento tomaram conta da Praça da Assembleia, um dos principais espaços públicos de Belo Horizonte. O local foi palco da celebração do Dia de Cooperar (Dia C) 2017, em 1º de julho, recebendo centenas de pessoas. Quem passou pelo local pôde participar de atividades sociais, culturais, educativas e de estímulo ao voluntariado, mostrando o poder de mobilização do cooperativismo.

“Nosso sentimento é de que o Dia C é uma grande reunião de gente que deseja fazer o bem e também conhecer um pouco mais sobre a contribuição que o cooperativismo tem despendido em ações para a sociedade, não só em Minas Gerais como em todo o Brasil”, exaltou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Os visitantes puderam conferir seis espaços montados na praça. Na Trilha do Cooperativismo, era possível conhecer mais sobre a história do setor ao atravessar um labirinto. Os produtos das cooperativas Aurora, Coopatos, Cocatrel, Cooxupé, Coopersete, Cemil e CCPR Itambé enchiam os olhos de quem passava pela área de degustação. No espaço de exposição, foi possível conhecer e adquirir produtos das cooperativas Dedo de Gente, Uniquartz e Cooperárvore.

Para quem quisesse verificar se a saúde estava em dia e relaxar, os profissionais do espaço saúde realizaram exames rápidos, como aferição de pressão e glicose, além da oferta de massagens. No espaço Crédito, o público conheceu os serviços das cooperativas Sicoob Cofal, Sicoob Divicred, Sicoob Crediminas, Sicoob Credicom e Sicoob Central Cecremge. Já no Espaço Kids, os pequenos se divertiram com brincadeiras, personagens lúdicos e recreação.

As atrações culturais também chamaram a atenção do público. A cantora Aline Calixto colocou a plateia para dançar com grandes sucessos do samba. Também se apresentaram o projeto Batuque Salubre, grupo de percussão da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH, e o grupo Cangaral Produções, com a peça “Selfie do Bem”, criada especialmente para a data comemorativa do voluntariado cooperativista.

Ações de voluntariado se estenderam por todo o Estado

E não foi só na capital mineira que as cooperativas fizeram bonito. A onda do bem se estendeu por todo o Estado com ações que trouxeram contribuições econômicas, sociais, culturais e sustentáveis para os municípios.

O Sicoob Uberaba, após uma pesquisa prévia, escolheu recolher donativos para o asilo Lar da Esperança, que cuida de 32 idosos carentes. Para tal, houve uma mobilização de cooperados e colaboradores que gerou ótimos frutos e, por isso, ação foi ampliada. Para se ter uma ideia, apenas um cooperado foi responsável pela doação de 300 quilos de açúcar. Essa quantia foi dividida também entre o hospital Hélio Angotti e a Casa de Acolhimento São Pio, que acolhe moradores de rua. Outros itens arrecadados foram 693 fraldas e 180 litros de leite, que foram destinados ao asilo. “A entidade foi fundada em 1982 e, desde então, sobrevive de doações. Sem ajudas como essa não seria possível que a instituição perdurasse”, agradeceu a gerente do Lar da Esperança, Tânia Gisele Severino.

A Cooperouro, de Ouro Preto, investiu em uma ação focada na conscientização da população sobre a importância de se cuidar bem dos animais. O projeto contou com a parceria da Associação Ouropretana de Proteção Animal (AOPA) e consistiu na divulgação de boas práticas em programas de rádio e materiais educativos, assim como campanhas de arrecadação de produtos e uma feira de adoção. Dentre os assuntos abordados estão abandono, maus tratos, castração e controle populacional, adoção responsável e dicas sobre como cuidar bem dos animais domésticos. A cooperativa fechou a ação com um evento, no dia 1º de julho, que contou com Feira de Adoção dos animais atendidos pela AOPA.

O projeto do Sicoob Aracoop, em Araguari, englobou a capacitação dos colaboradores e do público em geral em diferentes áreas. Durante o mês de junho, uma vez por semana, a cooperativa ofereceu cursos de Formação de Voluntários, com o intuito de motivar ainda mais os cooperativistas a se engajarem nas ações sociais desenvolvidas pela organização.

Trata-se do segundo ano dessa iniciativa, que visa despertar o lado voluntário das pessoas envolvidas com a cooperativa. As aulas ocorreram em Araguari e em Coromanel. Além disso, a cooperativa investe no projeto Horta Comunitária, que teve início na campanha do Dia C do ano passado. A ação foi criada para atender à demanda de alimentos orgânicos pela Sociedade São Vicente de Paulo, que cuida de idosos.

Para 2017, foram preparados treinamentos sobre plantio de sementes, cuidados com o trato do solo, manutenção e colheita, com o intuito de capacitar os voluntários que já atuam no projeto e outras pessoas que desejam aprender a trabalhar com a terra. Os cursos estão marcados para ocorrer entre 17 e 22 de julho. Atualmente, os produtos da horta atendem dois asilos, uma creche e um educandário, beneficiando 400 pessoas por semana.

Sobre o Dia C

Criado há nove anos em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg, o Dia de Cooperar (Dia C) reúne pessoas em prol de ações sociais diversificadas promovidas por cooperativas. A nona edição do projeto teve como tema "Atitudes simples movem o mundo".

É um dia reservado para fazer o bem ao próximo por meio de ações sociais diversificadas e simultâneas em todo o país. As atividades variam de campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos, livros, roupas e materiais de limpeza, até prestação de serviços à comunidade, reforma e assistência a entidades filantrópicas.

Código de segurança
Atualizar