Brasil, 23 de Setembro de 2017

Instituto Olga Kos é premiado por projeto de inclusão por meio da prática do Karate

• Escrito por  Beatriz Yuki
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

O selo de qualidade da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte é um prêmio oferecido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado para as entidades que executaram com nível de excelência os projetos propostos

Secretário adjunto, Silvio Garcia Júnior e a Coordenadora Geral Administrativa do IOK, Malu Alencar

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma das 10 entidades escolhidas para receber o prêmio, um reconhecimento do governo do estado à qualidade e organização na apresentação, elaboração e execução do projeto Karate DO – Passos para Inclusão IV.

O projeto, iniciado em fevereiro de 2016 e finalizado em janeiro deste ano, teve como objetivo a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, à sociedade, por meio da prática do esporte. Além disso, buscou trabalhar os aspectos físicos, motores e cognitivos dessas pessoas e aumentar a sua consciência corporal.

O projeto se preocupou ainda em estimular a interação social e promover a participação da família no processo de inclusão social, focando em um aprimoramento pessoal com relação aos aspectos motores, cognitivos e sociais. 50 pessoas participaram das atividades, sendo que 30% das vagas foram destinadas a pessoas sem deficiência, mas com acesso reduzido a oportunidades.

O Selo de Qualidade da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte é conferido às entidades que atingem a excelência nos diferentes critérios estabelecidos pela Secretaria de Esporte, Lazer e juventude, entre eles:

-Alcance pleno dos objetivos e metas descritas, bem como pleno atendimento ao público destinatário proposto;

-Apresentação de registros fotográficos e depoimentos colhidos pelos beneficiários do projeto;

-Plano de mídia bem elaborado e em conformidade com o aprovado pela SELJ;

-Fiscalização do projeto atestando a plena regularidade das ações previstas e a qualidade do material empregado, em conformidade com a planilha orçamentária;

-Prestação de contas em conformidade com a legislação de regência e entregue dentro do prazo legal;

A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte foi regulamentada pelo decreto 55.636, de 26/03/2010, e contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, socio-desportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura.

“Cada dia mais as empresas reconhecem a importância e os benefícios de ter sua marca associada ao esporte. Leis de incentivo como esta são importantes não só para promover a formação de atletas, como também o desenvolvimento humano e estimular a inclusão por meio das práticas esportivas” atesta Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos.

Sobre o Instituto Olga Kos
www.institutoolgakos.com.br

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Além disso, parte das vagas dos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. O Instituto Olga Kos conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos. As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento mo­tor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comuni­cação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”. Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna con­dições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.

Código de segurança
Atualizar