Brasil, 12 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Alimentação interfere no desempenho do trabalhador

Muitas empresas já perceberam que investir em uma dieta saudável e balanceada melhora a qualidade de vida do colaborador e, consequentemente, seu desempenho

Uma dieta balanceada em nutrientes pode colaborar não apenas para uma vida mais saudável, mas também pode otimizar o desempenho das pessoas ao realizarem seu trabalho. Por este motivo, muitas empresas, preocupadas em proporcionar melhor qualidade de vida para seus funcionários e para evitar queda de produtividade, perceberam que investir em oferecer alimentação em suas dependências proporciona melhor resultados para todos. “A crise, que gera estresse, e a falta de tempo para preparar alimentos saudáveis tem feito com que os brasileiros releguem seus cuidados com a alimentação para segundo plano. Com isso, a população tem gastado cada vez mais em Food Service, o que tem contribuído para elevar os índices de obesidade e de problemas relacionados à má alimentação, como hipertensão. Diante deste cenário, muitas empresas estão percebendo que proporcionar alimentação para seus colaboradores é muito mais do que um benefício de ‘RH’, é proporcionar qualidade de vida que será refletida no desempenho deste trabalhador”, explica Conceição Andrade, Diretora de RH e Gestão do Splendido Alimentação.

Uma boa nutrição tem um impacto positivo na segurança e saúde no trabalho e na produtividade. É comprovado que os alimentos não saudáveis ​​podem levar a obesidade e doenças crônicas, enquanto deficiências de macro e micronutrientes pode causar desnutrição. Em ambos os casos, os efeitos são prejudiciais para os trabalhadores no desempenho de suas tarefas profissionais. O que as pessoas comem tem influência na sua saúde e na sua produtividade. Por estes motivos, é importante destacar o interesse de todos os parceiros sociais envolvidos no mundo do trabalho (sindicatos, trabalhadores, empregadores e governo), em contribuir nas suas diferentes formas para uma boa nutrição e uma dieta saudável no trabalho.

Para Conceição, alimentar bem ajuda a manter a saúde física e mental. “Do lado do trabalhador, quando a pessoa se sente bem-disposta, consegue ter mais ânimo e foco para desempenhar suas tarefas. Já para as empresas, ter profissionais alimentados corretamente proporciona melhor produtividade, menos acidentes de trabalho, menor índice de atestados médicos e boa saúde”.

A adoção de hábitos alimentares saudáveis não só combate o sobrepeso, mas também afasta outras doenças relacionadas, como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardíacas, enquanto uma alimentação inadequada tem o efeito contrário, levando os colaboradores ao excesso de peso e ao adoecimento. Além das doenças crônicas, quem se alimenta mal fica mais suscetível a infecções e ao desenvolvimento de LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e DORT (Dores Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho). “Os nutrientes entram na composição e no funcionamento de todo o organismo. O desequilíbrio na alimentação leva a falta desses nutrientes no corpo e a saúde da pessoa fica prejudicada. Sendo assim, uma alimentação saudável colabora com a prevenção e tratamento de doenças crônicas e ainda contribui para um melhor estado geral de saúde”, complementa a Ida Helena Poltronieri, nutricionista e Diretora Comercial da Splendido.

Além de incentivar o consumo de determinados alimentos, a Splendido Alimentação promove a conscientização geral dos colaboradores sobre alimentação saudável. “Em muitos clientes fornecemos o acompanhamento de um nutricionista, que acaba auxiliando estes colaborares a proporcionar uma mudança de hábitos alimentares, através da implementação da reeducação alimentar”, conta Ida Poltronieri.

Para medir a satisfação dos colabores atendidos, a Splendido realiza pesquisa diária (eletrônica) e trimestral (detalhada), nas quais os trabalhadores avaliam vários aspectos do restaurante da Splendido, como sabores, apresentação dos produtos, ambiente, atendimento, temperatura, variedade, higiene, entre outros. O resultado pode ser observado no gráfico abaixo:

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::