Brasil, 13 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Apoio à pesquisa em SP será destaque da FAPESP na Reunião Anual da SBPC

Panorama da produção científica paulista será mostrado em Belo Horizonte (MG) durante 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 16 a 22 de julho

Com o tema “Inovação, Diversidade, Transformações”, acontece de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Realizada pela quinta vez na UFMG, a Reunião Anual da SBPC deste ano integra o calendário comemorativo dos 90 anos da universidade.

Desde sua primeira edição, em 1948, o encontro científico tornou-se o maior do gênero na América Latina, configurando-se como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e do debate sobre as ações e as políticas públicas para a ciência e tecnologia desenvolvidas no Brasil.

Durante os sete dias do evento, pesquisadores, estudantes e público em geral poderão assistir as conferências, mesas-redondas, encontros, minicursos e sessões de pôsteres, visitar as instalações da SBPC Cultura, SBPC Jovem, ExpoT&C, e participar do Dia da Família na Ciência, com destaque para o papel da ciência no cotidiano das pessoas, além de atividades com temáticas específicas.

Ao todo, o programa da 69ª Reunião Anual da SBPC compreende 69 conferências, 82 mesas-redondas, 57 minicursos, 16 sessões especiais, além de encontros, reuniões e assembleias, perfazendo mais de 240 atividades. A conferência de abertura da 69ª SBPC acontecerá no domingo, 16 de julho, às 18h00, no Auditório Nobre - CAD 1.

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, vai participar das mesas-redondas Ética na Ciência (17/07) e Educação Superior para o Mundo Contemporâneo (18/07), ambas coordenadas pela presidente da SBPC, Helena Nader. Já Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação e ex-reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), vai participar da mesa-redonda Os Desafios para o Futuro da Educação em Engenharia (17/07). No dia 19/07, Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP, participará da sessão es pecial sobre os 60 anos da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

O coordenador do Programa BIOTA-FAPESP, Carlos Alfredo Joly, também estará entre os palestrantes. Na quinta-feira (20/07) ele vai proferir a palestra Os Desafios Nacionais para Conservação da Biodiversidade, além de coordenar a mesa-redonda sobre a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).

Também no dia 20/07, durante a Assembleia Geral Extraordinária, o físico Ildeu de Castro Moreira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual vice-presidente da SBPC, tomará posse como novo presidente da entidade, para o período 2017-2019.

Aberta ao público e com entrada gratuita, a Reunião Anual tem como objetivo principal popularizar e valorizar a produção científica nacional, inserindo-a no cotidiano das pessoas. Eventos com temas específicos também farão parte do evento.

Pesquisa, apoio e divulgação

Ao lado de diversos institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações ligadas ao ensino e à pesquisa da ciência, do Brasil e do Exterior, a FAPESP vai apresentar as diversas modalidades de fomento oferecidas pela Fundação e os principais programas de estímulo à pesquisa científica e tecnológica do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/programas/), no espaço dedicado à ExpoT&C.

Além dos programas, em sua 19ª participação na Reunião Anual da SBPC, a FAPESP destacará em seu estande sua Biblioteca Virtual (BV), que reúne informações sobre todos os projetos apoiados pela Fundação desde 1992, incluindo auxílios, bolsas e artigos científicos publicados, em uma plataforma digital recentemente reformulada (http://bv.fapesp.br/pt/).

Além da ExpoT&C, com produtos e serviços desenvolvidos por empresas, universidades, instituições de pesquisa e fomento, a apresentação e discussão de ações e projetos em ciência, tecnologia e inovação terão espaço na SBPC Inovação, com o objetivo de estabelecer interfaces entre instituições públicas e privadas.

A SBPC Afro e Indígena vai promover a discussão com intelectuais negros e indígenas sobre temas como cultura, diversidade e direitos territoriais dos povos indígenas.

Voltada para professores do ensino fundamental e médio, a programação da SBPC Educação será realizada no campus da UFMG em Montes Claros, com conferências, mesas-redondas e minicursos. Já a SBPC Cultura terá manifestações culturais e artísticas, no campus Pampulha e em outros espaços da UFMG na Capital mineira.

Paralelamente à reunião, acontece o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), com o tema “Os impactos da ciência na sociedade”, com o objetivo de promover a divulgação da ciência, da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

Mais informações e detalhes sobre a 69ª Reunião anual da SBPC podem ser obtidos no endereço http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/. A programação completa do evento está disponível em http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/wp-content/uploads/2017/06/programacao-69RA-datas.pdf

69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Data: 16 a 22 de julho de 2017

Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Informações e programação: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/

 

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::