Brasil, 17 de Outubro de 2017

Agricultores familiares já podem acessar bônus da PGPAF de julho

• Escrito por  Conab
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Com base em pesquisa de preços de mercado efetuada pela Companhia Nacional de Abastecimento no mês passado, saiu nesta segunda-feira (10) a lista de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito a bônus do governo federal em julho. Foram contemplados arroz em casca, amêndoas de babaçu e cacau, cana-de-açúcar, cará/inhame, cebola, erva-mate, feijão caupi, laranja, manga, maracujá, milho, sorgo, tomate, trigo e triticale.

O bônus é concedido sempre que o valor de mercado de algum dos produtos da PGPAF ficar abaixo do preço de garantia e deve ser utilizado como desconto para pagamento ou amortização de parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

No caso do arroz em casca, por exemplo, o valor médio de mercado em Mato Grosso é de R$ 40,26 a saca de 60 kg, enquanto o preço de referência é de R$ 41,97. Já a amêndoa de babaçu é vendida entre R$ 1,30 e R$ 2,30 nos estados do CE, MA, PA, PI e TO, abaixo do preço de garantia de R$ 2,87. O cacau, no Amazonas, é comercializado a R$ 4,55, enquanto o preço de referência é R$ 5,45. Também têm direito ao bônus os agricultores familiares de cana-de-açúcar e cará/inhame no Espírito Santo e de cebola (RS e SC), feijão caupi (CE, MA e MT), laranja (RS), manga (SP), maracujá (BA, ES, PR, SC e SE), milho (BA, MS, MT e PI), sorgo (GO,MG,MS,MT,TO), tomate (SC), trigo (DF,GO,MS,PR,RS, SC, SP) e triticale (PR e SC).

Os valores são calculados mensalmente pela Conab, encaminhados para a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) e publicados no Diário Oficial da União. Os preços de referência do mês de julho entram em vigor hoje (10) e valem até 9 de agosto.

Acesse aqui a Portaria 411, com informações detalhadas sobre o bônus de julho

Código de segurança