Brasil, 19 de Agosto de 2017

Couro do Brasil espera comercializar US$ 20 milhões no Vietnã

• Escrito por  Imprensa CICB
  • Publicado em Demais

O Vietnã já é o 4º principal destino das exportações brasileiras de couros e peles, com participação de 8,4% no total das remessas de curtumes do Brasil ao exterior em valores em 2017. Em breve, entre os dias 12 e 14 de julho, a cidade de Ho Chi Minh irá aproximar ainda mais as relações comerciais sobre o couro entre os dois países com a realização da 19ª edição da Shoes & Leather Exhibition – Vietnam, que terá a participação de oito empresas brasileiras com a expectativa de comercializar US$ 20 milhões. O grupo irá expor couros e peles com o apoio do Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O Curtume A.P. Müller esteve na Shoes & Leather Exhibition no ano passado e, agora, confirma presença novamente. “A feira do Vietnã tem sido uma grata surpresa, à medida que vem crescendo e, principalmente, avançando qualitativamente”, destaca Cézar Müller, diretor do curtume, frisando a importante posição do Vietnã no mercado mundial. Dados recentes apontam que o país concentra mais de 600 fábricas de calçados e artefatos, produz um bilhão de pares de sapatos e 150 milhões de bolsas por ano, sendo que 40% destes produtos são feitos em couro.

O Vietnã começou a ser trabalhado como um mercado estratégico pelo Brazilian Leather em 2013, com missão prospectiva e, após, em 2014, com a primeira participação na feira. Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, acompanhou a evolução do país como importador de couros e, consequentemente, da feira Shoes & Leather Exhibition. “Foi um crescimento rápido, mas tem se mostrado sustentável, tanto que nossas exportações para lá têm se mantido em ascensão ano a ano, tanto em valores como em volumes”, informa. A feira deve receber mais de 15 mil visitantes, com a confirmação de 600 expositores.