Brasil, 17 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Autonomia e liberdade para inovar são chaves para retenção de colaboradores na Icaro Tech

  • Escrito por  Fernando Marchi
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Atuando em um mercado com a alta concorrência por mão de obra, empresa tem 70% dos gerentes formados dentro de casa

Sediada em Campinas, um dos principais polos de tecnologia da informação do País, e com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami (EUA), a Icaro Tech encontrou em uma forte política de desenvolvimento e na liberdade dada aos colaboradores para implementarem novas ideias o segredo para formar novos e reter talentos.

Segundo Juliana Gonçalves, gerente de RH da empresa, “para a Icaro Tech investir na formação do profissional é fundamental. Nosso sonho é encontrar espaço para que todo talento seja desenvolvido e aproveitado internamente, pois acreditamos que parte dos nossos diferenciais competitivos vêm da liderança corporativa e do DNA da empresa, e por isso investimos tanto na formação deles”.

Oferecer aos colaboradores autonomia para propor mudanças e sugestões, tanto para a criação de novos produtos quanto para a implantação de medidas que auxiliam em um melhor ambiente de trabalho, faz parte da estratégia corporativa para que os colaboradores se sintam motivados, contribuindo para o próprio desenvolvimento e também o da empresa.

No último ano, várias inovações foram implementadas, dentre elas, uma rede social corporativa e colaborativa, chamada iTech, cujo nome foi escolhido pelos próprios colaboradores. Nessa rede, os colaboradores podem sugerir inovações, que vão desde medidas simples e que fazem a diferença no ambiente de trabalho, como conceder aos colaboradores um dia de folga no mês de seu aniversário, ou trocar a máquina de refrigerantes por uma solução de snacks mais saudáveis, até iniciativas que impactam no dia-a-dia dos projetos.

Segundo Juliana, tais iniciativas de inovação aumentam o senso de propósito e pertencimento dos colaboradores, que se sentem parte integral do desenvolvimento da empresa. Aliado a elas, a empresa ainda oferece um amplo programa de desenvolvimento individual de carreira - PDI, que impulsiona a formação de profissionais qualificados e, consequentemente, potenciais líderes, ou a próxima geração de gestores. Cerca de 40% dos colaboradores trabalham na empresa a mais de 5 anos, um número significativo e acima da média da maioria das empresas do setor.

A autonomia e confiança delegada aos profissionais pode ser vista logo quando um profissional ingressa na empresa. Cada novo profissional é o dono e responsável pelo seu próprio PDI, sempre acompanhado de perto pelo RH e de um tutor, que é escolhido logo quando ele ingressa na Icaro. Na sequência, conforme se desenvolve profissionalmente, passa a receber o apoio de mentores, que são responsáveis por dar todo o suporte necessário para que o desenvolvimento previsto para aquele colaborador aconteça.

“Boa parte dos nossos gestores chegaram jovens à Icaro e estão se desenvolvendo aqui dentro. Temos a consciência de que ter a liberdade para criar e estar engajado no projeto, são atrativos tão importantes para os nossos colaboradores quanto um bom salário”, afirma Juliana.

Na área de educação, a empresa apoia os profissionais com bolsas de estudos para pós-graduação e idiomas, uma vez que atende clientes de mais de 13 países. Treinamentos sobre novas tecnologias são ministrados de forma constante, tanto por especialistas quanto pelos próprios colaboradores, que são motivados a compartilhar seus conhecimentos. Inclusive, por conta de iniciativas colaborativas, dois grandes projetos surgiram e deram origem a uma grande biblioteca interna de conteúdo, e uma plataforma de EAD e treinamentos, ambos gerenciados e alimentados pelos próprios funcionários.

Assim, a Icaro Tech vem conseguindo, ao longo dos anos, formar suas próprias lideranças e retê-las, mesmo em um mercado tão competitivo. Atualmente, 7 dos 10 gerentes da empresa foram formados dentro de casa, e cinco deles estão na companhia há mais de 10 anos. Outro importante reconhecimento foi dado pelo instituto Great Place To Work, que nos últimos 8 anos elencou a Icaro Tech entre as melhores empresas de TI para trabalhar na área de TI.

Sobre a Icaro Tech

A Icaro Tech provê Operações Inteligentes por meio de software, consultoria, integração de soluções de gerência e serviços gerenciados. Desde 1997, ajuda as empresas a melhorar suas operações e atender melhor seus usuários finais, fornecendo soluções de gerência de redes e sistemas, automação, gerência de serviços e de ativos, e analytics. Sua missão é simplificar a vida das pessoas.

Com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Miami, e projetos em 13 países, a Icaro Tech é um parceira estratégica da IBM , BMC e Click Software. Também oferece produtos próprios, dashboards operacionais em tempo real, analytics em operações e descoberta de processos.

A Icaro Tech tem implantado soluções em empresas de telecom, energia, serviços financeiros e varejo, em empresas como Bradesco, Brasilprev, British Telecom, Claro, EDF, EuropAssistance, Magazine Luiza, NET, Nextel, Rede, Telefônica|Vivo e TIM. 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::