Brasil, 17 de Agosto de 2017

Aluguel comercial ou coworking – qual a melhor alternativa?

• Escrito por  Paulo Ucelli
  • Publicado em Demais

O atual mercado possibilita maior agilidade e novos formatos de trabalho, coisa que no passado eram inimagináveis. Dentre esses, um destaque é a possibilidade de não ter mais a necessidade de alugar e estruturar uma sede própria para empresa, isso ocorre por exemplo em espaços chamados de coworking ou escritório compartilhado.

Mas, até que ponto é interessante esses modelos de trabalho perante o convencional aluguel comercial de uma sala? Todo mundo pensa no coworking como sendo um espaço profissional, com custos bastante reduzidos, mas possibilidades limitadas, mas, isso não condiz com a realidade.

Assim, antes de optar por uma dessas opções é preciso se aprofundar mais nos prós e contras de cada modelo:

Aluguel comercial

O aluguel comercial de um escritório bem estruturado para o atendimento dos clientes causa como benefício a possibilidade a ajuste e alterações como bem desejar, com maior liberdade para elaboração do espaço de trabalho.

Contudo, existem as dificuldades, principalmente relativas aos relacionados, o problema é que o administrador normalmente só insere nessa conta valores referentes ao aluguel e condomínio, não percebendo que esse valor engloba diversos outros pontos. Assim, qual o custo para manter um escritório?

Ao colocar na ponta do lápis, se perceberá que o espaço físico de uma empresa representa um de seus principais custos. Para entender melhor esses gastos, deve se considerar além do gasto com aluguel e o condomínio, outros como IPTU, seguro fiança, seguro obrigatório do escritório, materiais de consumo (material limpeza, café), luz, manutenção, telefonia, internet e pessoal de suporte (TI, limpeza e atendimento).

Outros pontos que devem ser levados em conta na elaboração dessa conta são valores inerentes ao imóvel locado, como possíveis investimentos em reformas do local e valores de equipamentos que podem ser reaproveitados caso venha a sair deste imóvel, como os mobiliários.

Coworking

A opção por um coworking trará um custo menor do que o aluguel de qualquer escritório, mas existe a dificuldade de ter um local pré-definido, existe também o fato de alguns espaços não possuírem a estrutura ideal (principalmente os gratuitos).

Em contrapartida, as vantagens são muito grandes, pois, terá um espaço profissional para trabalhar, podendo ter um maior foco. Além disso, poderá optar por um espaço com localização estratégica para os negócios e que também estará apto para receber clientes para reuniões (opte por espaços que disponibilizem essa opção gratuita).

Ponto favorável é que, pesquisando, pode encontrar escritórios de coworking que possibilizam todo o suporte de um escritório incluso em um único valor, com salas de reuniões, recepcionistas que personalizam o atendimento. Além de ter suporte técnico em caso de problemas técnicos.

Existe também o benefício da estrutura que possibilita o crescimento do negócio, pois, se tiver a necessidade de aumentar os espaços da empresa é só locar novos espaços. Por fim, esses locais são ideais para realização de network, já que dividirá os profissionais com outros profissionais que podem abrir outras opções de negócios.

Enfim, não existe uma resposta exata para a questão apresentada, tudo dependerá de qual será a real necessidade do profissional e, principalmente, a capacidade de adequar sua produtividade a esses modelos. Sendo assim, é necessário um bom planejamento.