Brasil, 28 de Setembro de 2016

Desenvolve SP - 7 anos apoiando a sustentabilidade

Sustentabilidade foi a palavra da moda há alguns anos, e foi com certo atraso que as empresas e governos se deram conta que os impactos da interferência humana na natureza já causam prejuízo para nossa geração. Já não se trata de uma questão de futuro, o aquecimento global e o efeito estufa já são realidades. Mas passada a “moda”, será que as empresas já se adaptaram a este novo desafio?

É fato que sem lucro nenhuma empresa sobrevive, mas muitos empresários ainda não perceberam que a adoção de práticas sustentáveis, além de beneficiar o planeta e a sociedade, podem no médio ou longo prazo gerar importante economia para empresas, sem contar a reputação e exposição positiva da marca com selo verde. É possível começar coisas simples como a substituição de lâmpadas comuns por led e a manutenção periódica do sistema de água e energia, até a revisão de todo o sistema elétrico do empreendimento, entre outras atitudes.

Na Desenvolve SP a Linha Economia Verde já financiou 30 projetos sustentáveis ligados a melhorias da eficiência energética ou hídrica e à redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, implantação de retrofite, aquisição de placas solares entre outros casos. Desde 2010, já são mais de R$ 140 milhões investidos em iniciativas verdes, que beneficiaram 24 empresas e seis municípios em todo o Estado.

Existem condições para todas as empresas serem sustentáveis, desde um grande projeto de ampliação de um aterro sanitário no município de Guatapará, com aumento da capacidade de receber resíduos doméstico e industrial e a implantação de uma unidade de biogás para a captura e queima do gás metano produzido no aterro. Até o financiamento para implantação de sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia elétrica própria, no sistema Ongrid em uma pequena empresa de Holambra.

Para saber mais sobre esses e outros cases da instituição, entre em contato com a assessoria de imprensa.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish