Brasil, 19 de Outubro de 2017

• Escrito por  Marina Batista
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Saúde e limpeza relacionam-se diretamente com a capacidade de pensar, aprender e se concentrar. Esta ligação é corroborada por dados levantados pela International Sanitary Supply Association (ISSA), entidade norte-americana parceira da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional). Segundo dados da ISSA, professores perdem em média 5,3 dias de trabalho ao ano por motivos de doenças. Já os alunos faltam em média 4,5 dias anuais e, em grande parte, a falta de limpeza e higienização dos ambientes é responsável por esses afastamentos.

Com objetivo de contribuir com a manutenção das instituições de ensino, permitindo ambientes limpos e saudáveis ​​durante todo o ano letivo, a Abralimp preparou dicas que ajudam a reduzir o absenteísmo, melhorando a qualidade de vida e o desempenho de alunos e professores. Confira:

1. Adote um cronograma de atividades

A limpeza geralmente ocorre primeiro nas salas de aula, banheiros, áreas externas, salas de diretores e professores. Nas salas de aula, por exemplo, em que há lousa, carteiras e pisos distintos, é preciso velocidade na limpeza, uma vez que são frequentemente preenchidas com grupos de alunos. Por isso, em algumas épocas do ano, a limpeza deve se resumir em atividades-chave como apagar a lousa deixada pelo professor, limpar as carteiras, recolher os lixos, ou seja, preparar o ambiente para receber a próxima turma. Lembrando que tudo deve ser realizado dentro de um cronograma com base nas necessidades de cada instituição.

2. Desinfecção profunda para os meses de verão

Embora seja importante desinfetar os estabelecimentos de ensino regularmente, os meses de verão, especialmente antes do início do ano letivo, são oportunos para limpar áreas de alto tráfego, uma vez que o horário de funcionamento e o fluxo diário de alunos podem dificultar a realização de um regime intenso de limpeza. Por isso, durante as férias, os profissionais devem ser munidos com equipamentos mais pesados, como enceradeiras e lavadoras de alta pressão. Além disso, é nesta época que as equipes devem se dedicar à higienização dos armários e janelas, áreas que normalmente coletam poeira, evitando assim o acúmulo de alérgenos comuns.

3. Invista na higienização das mãos

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a lavagem das mãos é uma das formas mais eficazes de evitar doenças contagiosas e reduzir a propagação de germes. Por isso, as escolas também devem considerar a instalação de instrumentos de prevenção de infecções, tais como sistemas automatizados nos sanitários, sejam nas torneiras e também em dispensadores de sabonetes e de toalhas, o que ajuda a evitar o contato direto das mãos com objetos e superfícies contaminados.

4. Aposte em soluções sustentáveis

Muitos recursos sustentáveis são utilizados nas instituições de ensino, entre eles os sistemas de captação de água de chuva para utilização na limpeza e lavagem de espaços comuns, além do reaproveitamento desta água para os vasos sanitários.

5. Terceirize a limpeza

Terceirizar os serviços de limpeza representa uma excelente alternativa para os estabelecimentos de ensino, uma vez que equipes treinadas oferecem, além da especialização nos serviços prestados, conhecimento sobre as várias tecnologias disponíveis no mercado como máquinas, equipamentos e produtos químicos de alta eficácia que se adequam às necessidades destes ambientes, além de detergentes, desinfetantes, limpadores multiuso, carros funcionais e até aspiradores de pó para recolhimento de papéis, garrafas e latinhas de alumínio.

A utilização desses processos e tecnologias contribui não somente com o meio ambiente, mas também como forma de incentivo, aos estudantes, para importância do uso consciente destes recursos.

Para os interessados em conhecer mais detalhes sobre a limpeza profissional nas instituições de ensino será realizada a 25ª Feira Higiexpo (maior evento de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação da América Latina), de 8 a 10 de agosto, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

Serviço

25ª Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental.

Datas: 8, 9 e 10 de Agosto de 2017.

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo – Rua Galatéa, 1001.

Inscrições abertas no www.higiexpo.com.br

Código de segurança