Brasil, 18 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Alimentos Gravídicos em Pensão Alimentícia – Um direito pouco conhecido

  • Escrito por  Debora da Mata
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

A advogada Silvia Poletti fala sobre esse direito

A mulher gestante tem direito a receber do pai de seu filho ajuda econômica para cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, da concepção ao parto. As despesas incluem os gastos referentes à alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico.

Segundo a advogada Silvia Poletti, do escritório Cintia Lima Advogados Associados, esse direito decorre da proteção que o Estado confere ao nascituro. A lei 11.804/08 determina a não necessidade de provar na justiça a paternidade do nascituro, bastando apenas a presença de "indícios de paternidade", cabendo, inclusive, sua prisão civil caso não pague voluntaria e indesculpavelmente a obrigação.

“A pensão alimentícia é instituto conhecido por todos. O que muitos não sabem é que os alimentos gravídicos fixados pelo juiz se convertem automaticamente em pensão alimentícia com o nascimento da criança, dispensando o pedido da parte ou pronunciamento judicial. Com essa conversão, a titularidade do benefício se altera: o que antes era devido à mãe, torna-se devido ao filho” afirma a advogada.

De acordo com Silvia, colocando em primeiro plano a dignidade da pessoa humana e a especial proteção ao direito à vida, a Lei de Alimentos Gravídicos ( nº 11.804/2008) ampara de maneira completa os direitos do nascituro, assegurando-lhe o direito de receber alimentos durante seu desenvolvimento no ventre materno, e garantindo que esse direito permaneça mesmo após o seu nascimento.

Mais sobre advogada Silvia Poletti:

A advogada Silvia Poletti é formada em Direito e Letras pela Universidade Braz Cubas. Especialista em Língua Portuguesa pela mesma universidade.

Mais sobre o escritório Cintia Lima Advogados Associados:

A Cintia Lima Advogados Associados desenvolve seus trabalhos atento à moderna prestação de serviços com foco na responsabilidade e no compromisso com seus clientes. Oferece um serviço personalizado atendendo às necessidades específicas de cada cliente, com soluções adequadas para atingir os objetivos que almejam.

As especialidades do escritório são: Direito do Trabalho, Direito Civil, Contratos Abusivos, Quebra de Contrato Construtora, atuante na capital de São Paulo e em toda a Grande São Paulo.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::