Brasil, 23 de Outubro de 2017

Bomba Para Captação De Água Movida A Energia Solar Promove Economia De 30% Em Contas De Energia E Facilita A Produção De Gado De Corte Em Itapemirim/Es

• Escrito por  Juliana Destro
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Criado pela Indústria de Motores Anauger, o sistema anauger solar é capaz de bombear até 8.600 litros de água por dia usando apenas energia vinda do sol, de forma limpa e sustentável

O sítio da família de Otávio Silva Santos, localizado em Itapemirim/ES, passou por uma grande transformação nos últimos meses, graças ao uso da energia solar na captação de água. Antes, os pecuaristas, que criam gado de corte, tinham dificuldade no uso de bombas elétricas para a obtenção de água potável para os animais e, com o uso do sistema anauger solar, bomba submersa vibratória movida à energia solar, a atividade se tornou fácil e econômica, pois viram as contas de energia cairem 30%. “Nosso trabalho é de agricultura familiar. E com incentivo da secretaria de agricultura de Itapemirim, começamos a usar a energia solar. E a economia foi surpreendente, nos fazendo ter planos de expandir nossa atuação, saindo apenas da pecuária e indo para agricultura. E, toda essa economia vem acompanhada pelo fato de que não agredimos o meio ambiente tirando água dos poços”, conta Otávio.

A Anauger foi pioneira ao trazer essa tecnologia ao mercado, em 2011. O produto é indicado para a captação de água de poços e cisternas em quaisquer localidades que tenham incidência solar. A tecnologia consiste em uma bomba submersa vibratória que capta até 8.600 litros de água/dia com sol intenso, usando exclusivamente a energia solar. O sistema proporciona altas vazões de água, com baixa potência e bombeamento constante, independente de variações no nível de irradiação solar. A água é captada dos poços para a superfície, abastecendo bebedouros ou reservatórios. O produto funciona através de tecnologia fotovoltaica. A luz solar, armazenada nos painéis passa pelo driver, que a converte em energia elétrica promovendo o funcionamento da bomba.

O acesso à tecnologia do sistema anauger solar foi concedido por meio de um projeto subsidiado pela Secretaria de Agricultura de Itapemirim/ES, que promove um cadastro e análise de situação dos agricultores e pecuaristas da região. Os interessados podem fazer cadastro junto ao órgão e, após análise é feita a doação de um kit, que consiste em vários itens, entre eles o sistema anauger solar, composto por bomba, driver e módulo solar fotovoltaico. O secretário de agricultura de Itapemirim, Luciano Henriques, conta que a ideia do projeto veio de uma necessidade da região. “A população sofreu muito com a seca nos anos de 2015 e 2016 e, por conta da demanda começamos a buscar alternativas para ajudar os agricultores. Achamos as placas fotovoltaicas a solução perfeita e, hoje, estamos satisfeitos em poder benefíciars diversas famílias com acesso à aágua de forma limpa e sustentável”, diz Henriques.

Com a economia e os benefícios do sistema anauger solar, a família de Otávio pretende expandir os negócios com o sítio. “Estamos preparando uma plantação de café e, com essa tecnologia será possível ter um sistema eficiente de irrigação”, conclui.

Sobre a Anauger

Prestes a completar 50 anos de grande tradição no mercado, a Anauger atua no segmento de captação e transferência de água, com diversas linhas de produtos, que atendem a diversas dimensões e necessidades. A trajetória teve início em São Bernardo do Campo e culminou com a mudança da sede da empresa para um extenso parque fabril em Itupeva, a 72 quilômetros de São Paulo.

Código de segurança
Atualizar