Brasil, 17 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Certificação PMP atesta a excelência do trabalho de profissionais da área de gestão de projetos

  • Escrito por  Lucas Dornelles
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Antes vista como um diferencial profissional, a certificação está se tornando pré-requisito para contratação em empresas com grandes projetos.

Para ampliar a empregabilidade e acelerar o progresso profissional, pessoas e empresas têm investido em capacitação e obtenção de certificações. Tais fatores diferenciam os profissionais no mercado de trabalho, porém, hoje estão se tornando pré-requisitos básicos. Uma das certificações que tem acompanhado essa tendência é a Certificação PMP do PMI, considerada a mais importante do mundo na área de gestão de projetos.

O Project Management Professional (PMP) consiste em um rigoroso programa de certificação profissional desenvolvido e mantido pelo Project Management Institute (PMI), com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu programa de certificação reconhecido pela ISO 9001.

“É a certificação profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao gerenciamento de projetos e é uma certificação pessoal, ou seja, se o profissional mudar de empresa a certificação o acompanha”, explica Moises Luna, presidente do PMI-MG.

Segundo ele, a certificação é o atestado da capacitação, mostrando que o profissional detém um conhecimento mais profundo e possui experiência nas melhores práticas de gerenciamento de projetos conforme a proposta do PMI – a instituição mais conhecida de todo o mundo. Sendo assim, coloca-se a questão: a certificação PMP é um diferencial ou um pré-requisito?

“Na área de TI é um pré-requisito, em outros segmentos, um diferencial, mas este cenário está mudando”, revela Luna. “Empresas com grandes projetos, como as de engenharia, infraestrutura, mineração e petróleo, estão exigindo a certificação como pré-requisito”, exemplifica.

De acordo com o especialista, no Brasil, são mais de 15 mil profissionais certificados. “Há muito espaço para crescimento, principalmente no País, conclui.

Por que se filiar a um capítulo do PMI?

Dentro dessa tendência, muitos profissionais estão optando por se filiar ao PMI, principalmente pelos benefícios oferecidos. No capítulo de Minas Gerais, por exemplo, o profissional filiado tem acesso a uma troca constante de experiências, vivencia as melhores práticas em gerenciamento de projetos e se aproxima de métodos e técnicas reconhecidas mundialmente.

“O filiado recebe a assinatura das publicações PM Network, PMI Today e Project Management Journal. Tem descontos na aquisição de livros técnicos de Gerenciamento de Projetos, em cursos de Gerenciamento de Projetos e também para fazer a inscrição da Certificação em PMP. Além disso, possui acesso online para download dos padrões PMI, participação em Grupos de Interesse (SIGs) e Colleges, acesso às áreas restritas aos membros (Members Area e PMI Members Community) do site do PMI”, revela Moises Luna.

 

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::