Brasil, 20 de Agosto de 2017

Congresso da Sociedade Brasileira discute as tendências e desafios da aprendizagem, ensino e disseminação da Computação no País

• Escrito por  Simone avila
  • Publicado em Demais

O CSBC reúne participantes vindos de todo o País entre os dias 2 e 6 de julho, em São Paulo

A computação se tornou presente em todas as áreas do conhecimento e em todos os lugares. Estamos sempre conectados, compartilhando e disseminando informações em tempo real e, com isso, estabelecendo novas formas de comunicação e relacionamento A onipresença da tecnologia em todas as áreas de atuação humanas e a necessidade de democratizar seu ensino é uma premissa dos tempos contemporâneos. É neste contexto que ocorrerá a 37ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) — principal evento da área no Brasil — promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O CSBC 2017 se realizará no período de 2 a 6 de julho de 2017, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Campus Higienópolis, em São Paulo, o principal centro financeiro, corporativo, educacional e de pesquisa da América do Sul. Com o tema Computação para tudo e para tod*s (o símbolo do asterisco na área de TI, neste caso, significa diversidade, inclusão e miscigenação), o evento reunirá as comunidades científica, acadêmica e profissional para discutir tendências, inspirar e promover o diálogo e a troca de experiências na área da computação.

A programação é diversificada e apresenta temas como inclusão digital, computação cognitiva, computação móvel, internet das coisas, segurança da informação, entre outros. Serão 23 eventos e atividades, que incluem palestras, debates, oficinas e workshops com pesquisadores e a participação de empresas de peso no cenário nacional e internacional.

Um dos pontos altos do CSBC será o debate sobre o pensamento computacional como uma nova forma de estruturação do raciocínio para solucionar problemas em todas as áreas de atuação. Esta nova maneira de organizar o pensamento é necessária para a formação ampla, interdisciplinar e com autonomia no aprendizado tecnológico dos estudantes, independentemente do curso escolhido. Durante o Congresso, a SBC irá apresentar uma proposta com diretrizes para nortear o ensino da Computação desde a Educação Infantil até o Ensino Básico (Fundamental e Médio) no País.

Programação – Entre os destaques da programação está a 25ª edição do WEI, um workshop sobre Educação em Computação, promovido anualmente pela SBC, com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e aprendizagem da Computação. Alinhado com a proposta do Congresso, o tema do WEI deste ano será "Como ensinar computação para tudo e para todos".

Já o Women in Information Technology (WIT), outro evento importante na programação é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de palestras e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional. O objetivo principal do WIT é criar um fórum que promova estratégias para aumentar a participação de mulheres no segmento no Brasil.

Dentro da programação do WIT, está o Programa Meninas Digitais da SBC, cuja proposta é colaborar no processo de empoderamento do sexo feminino na área de TI e também investir na formação das futuras gerações de mulheres facilitando sua empregabilidade e sociabilização. A programação contará com oficinas para estudantes do Ensino Médio e Fundamental e o Fórum Meninas Digitais. O Programa se iniciou em 2011 sob a coordenação da Secretaria Regional da SBC – Mato Grosso e, em 2015, foi institucionalizado pela SBC como programa de interesse nacional da comunidade. É gratuito e voltado para mulheres do Ensino Médio e Fundamental.

Para conferir a programação completa ou fazer as inscrições — disponíveis até o dia do evento —, é só acessar o link: http://www.csbc2017.com.br

Sobre a Sociedade Brasileira de Computação (SBC):

Associação científica, sem fins lucrativos. A instituição reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento tecnológico na área de Computação. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP).

Sobre o CSBC:

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento realizado anualmente pela SBC, com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área de computação nacional e internacional. Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos satélites, tem-se mostrado um importante palco para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, não só para o ambiente acadêmico e científico, mas, também, para projetos sociais e interdisciplinares.