Brasil, 20 de Outubro de 2017

As festas juninas e seus costumes

• Escrito por  Ana Claudia
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Quando chega o mês de junho todos já esperam: tem fogueira, balões, quadrilha, bandeirinhas e todas aquelas guloseimas. São as tradicionais festas juninas. As escolas ficam enfeitadas, professores e alunos ensaiam as danças e todos se preparam para a diversão e para saborear as deliciosas comidas típicas.

No Brasil, as festas são multiculturais, mas o formato tem origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro. Por meio dessas manifestações culturais, ricas em música, arte, moda, história e tantos outros elementos, pode-se aprofundar o interesse e o conhecimento de crianças e jovens tanto na escola quanto na família.

A plataforma Educação&Participação, idealizada pela Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), criou duas oficinas, uma de quadrilha e outra de dança coral, com esse objetivo. Confira nos links:

Quadrilha: https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/quadrilha/

A Dança Coral: https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/a-danca-coral/

Confira algumas das festas juninas realizadas no Brasil:

Paraíba

A maior festa de São João do mundo acontece em Campina Grande, no agreste da Paraíba. Durante todo o mês de junho é possível acompanhar muitos shows musicais, queima de fogos, campeonato de quadrilhas e até o famoso casamento coletivo no dia de Santo Antônio. Desde 1983, o Parque do Povo sedia o evento e são esperadas cerca de 100 mil pessoas por noite.

Pernambuco

Possivelmente todo mundo já ouviu falar que a cidade de Recife é conhecida como a “Capitão do Forró” e que as maiores festas de São João são realizadas por todo Pernambuco. A famosa festa em Caruaru, agreste pernambucano, possui uma intensa programação, com muitos shows acontecendo em seis polos pelo município e quadrilhas com até quatro mil pessoas.

Maranhão

Desde o século 18 a festa do Bumba-Meu-Boi arrasta multidões em São Luís. Os festejos começam no dia 13 de junho e só terminam no dia 30. Além disso, grupos folclóricos podem ser vistos nas ruas da capital maranhense onde contam a história da escrava Catarina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os integrantes se apresentam ao redor de bois coloridos, em um festival de danças.

Rio Grande do Norte

Em 2017, completou 90 anos que Mossoró resistiu a invasão do cangaceiro mais temido do Brasil. Era a primeira vez que Lampião saía escorraçado de uma luta. Por isso, a festa sempre tem um destaque especial aos talentos locais, através do espetáculo “Chuva de Bala”. A tradicional festa que acontece há 21 anos, conta com o histórico bloco junino “Pingo da Mei Dia”, que arrasta multidões pelo Corredor Cultural da cidade, com trios elétricos e diversas atrações musicais.

Sergipe

“Forró Caju” é o evento mais popular da capital sergipana. Milhões de pessoas, todo ano, se reúnem na praça de eventos Hilton Lopes, para dançar ao som de sanfonas e zabumbas e assistir grandes shows de cantores, bandas e quadrilhas.

Piauí

Todo mês de junho, Teresina, capital do Piauí, se transforma em “Cidade Junina” e atrai mais de 100 mil pessoas para suas festas de São João. Diversos shows musicais são realizados, grupos de quadrilhas que se apresentam em público, trios elétricos, casamento comunitário, comidas típicas da região, entre outros.

Bahia

Engana-se quem pensa que na Bahia só tem Carnaval. No mês de junho, também tem muita animação por lá. Em Salvador e outros municípios é promovido uma variada programação de shows musicais de artistas renomados e festejos típicos de São João. Toda cidade de Salvador se enfeita com intervenções artísticas inspiradas na cultura popular da Bahia.

Código de segurança
Atualizar