Brasil, 22 de Agosto de 2017

Como criar um ambiente que favoreça a produtividade

• Escrito por  Clarice Tatyer
  • Publicado em Demais

Com o objetivo de contextualizar o tema “produtividade” e sua importância no mundo atual, transcrevemos a seguir o enunciado da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR ISO9001, Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos nos quais são especificados os princípios de gestão da qualidade, sendo que o engajamento das pessoas ocupa o terceiro lugar, logo a seguir de liderança.

No capítulo 7 Relativo ao Apoio e 7.1 Recursos, em seu item 7.1.4 Ambiente para a operação dos processos:

“A organização deve determinar, prover e manter um ambiente necessário para a operação de seus processos e para alcançar conformidade de produtos e serviços:

Nota Um ambiente adequado pode ser a combinação de fatores humanos e físicos, como:

a) Social (por exemplo, não discriminatório, calmo, não confrontante);

b) Psicólogo (por exemplo, redutor de estresse, preventivo quanto à exaustão, emocionalmente protetor);

c) Físico (por exemplo, temperatura, calor, umidade, luz, fluxo de ar, higiene, ruído)”.

O GRANDE DESAFIO dos Líderes e Gestores no momento é o de criar condições favoráveis ao desempenho e produtividade das suas organizações, sejam públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

O que os gestores de sucesso recomendam é que sob coação, pressão, forte exigência, convencer com ameaças ostensivas ou veladas não pode produzir um desempenho ideal sustentável.

Por outro lado, o gestor com este perfil, dificilmente irá inspirar o trabalhador, ou o colaborador a usar todo o seu potencial para alcançar os objetivos pretendidos.

Alguns gestores buscam produtividade concedendo aumento salarial ou participação nos lucros, outros investem em treinamentos e eventos comemorativos, outros, ainda, em Consultoria e Programas de Desenvolvimento de Pessoas, usando ferramentas como o Coaching, o Mentoring, com vistas a potencializar o talento profissional e, consequentemente, gerar mais desempenho e melhores resultados.

Todas essas ações, isoladamente ou em conjunto contribuem em muito para o desenvolvimento das pessoas, mas o líder inspirador será aquele que irá criar um ambiente propício à criatividade e motivação dos seus colaboradores, desde que saibam:

1 – Usar de muita comunicação e transparência;

2 – Fazer o que prega aos outros; dar o exemplo;

3 – Usar de muito respeito às diferentes características comportamentais;

4 – Dar liberdade para criatividade e inovação;

5 – Promover o envolvimento das pessoas;

6 – Ser focado em valores.

Diante das constantes mudanças e o fato de o conceito de liderança ter mudado muito nos últimos anos, o ambiente corporativo se tornou mais volátil e incerto.

O velho modelo de um grande líder não produz mais os resultados esperados. Além de entregar o que promete (e o que se espera de um líder) ele será mais efetivo se souber desenvolver as capacidades das pessoas em torno de si, bem como construir equipes e sistemas eficazes, de forma a produzir resultados surpreendentes.

Atualmente, o que torna os líderes mais efetivos é a sua capacidade de integrar os três aspectos da liderança: ser gestor, ser direcionador e promover o engajamento.

A gestão diz às pessoas o que fazer, o direcionamento diz o motivo pelo qual elas devem fazer, mas o engajamento tornou-se imprescindível em um mundo que talvez nunca será estável novamente. Pessoas engajadas em seu trabalho são aquelas que respondem e reagem sempre que necessário e não só quando alguém solicita, ou seja, precisamos de pessoas proativas.

Ao promover o engajamento de seus colaboradores, a liderança deverá atentar para três aspectos:

Envolvimento. As pessoas querem participar das decisões que as afetam tendo algum controle sobre o que fazem e agindo com uma parcela de autonomia no seu modo de fazer.

Clareza. Conscientes de que os colaboradores não podem desorganizar a empresa com suas ideias, os líderes precisam ter habilidade para obter o consenso e estabelecer ações claras que possam determinar os limites para o envolvimento.

Valores. As pessoas querem sentir que trabalham para uma organização boa, com uma atividade valiosa, e com colegas respeitáveis. Assim, se o líder estiver focado em valores, ele irá acreditar que as pessoas tendem a fazer as escolhas certas em assuntos importantes.

Com o tempo e a experiência, líderes equilibrados, que saibam usar com maestria as suas habilidades de gestores, direcionadores e engajadores, estarão aptos não apenas a aderir às mudanças, mas também a promovê-las.

Fonte: HSMManagement - Nº 114

Norma ABNT NBR ISSO 9001 3ª Edição 30.09.2015

Joana Aparecida Barbosa Morales

Graduada em Ciências Contábeis pela PUCSP

Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching

Mentor Estratégico pela Creative Learning Institute

Pós-Graduada em Gestão Integrada – Qualidade, Meio Ambiente e

Saúde e Segurança do Trabalhador.

Presidente do conselho Deliberativo da Associação dos Contadores do Município de São Paulo