Brasil, 23 de Agosto de 2017

• Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

*Por Dr. Gilberto Nagahama

Resultado de imagem para absorvente

Embora a menstruação seja comum na vida das mulheres, muitas delas ainda carregam dúvidas simples sobre o assunto. Normalmente, são informações passadas de geração para geração, mas que nem sempre têm uma explicação médica. Às vezes, por timidez, a paciente não pergunta para um profissional e a interrogação persiste por muito tempo.

Para esclarecer, separei alguns mitos clássicos sobre o assunto que ainda sobrevivem entre as mulheres. Confira:

1- É impossível engravidar durante a menstruação

Na teoria, realmente não é possível, já que menstruação é a "descamação" do endométrio, camada que é preparada para receber a gestação. No entanto, o corpo não é uma máquina que trabalha com exatidão, por isso é sempre bom tomar medidas preventivas para evitar o risco.

2- Mulheres com muita convivência menstruam simultaneamente

Não é verdade. Cada pessoa tem o seu corpo com manifestações totalmente individuais; portanto, o período menstrual não tem relação alguma com o de outras mulheres.

3- As relações sexuais são mais prazerosas durante a menstruação

Mito. O período de maior desejo sexual é justamente o de ovulação, que corresponde aproximadamente ao 14° dia do ciclo menstrual. Acreditamos que muitas pacientes têm a sensação de mais prazer justamente por ficarem despreocupadas com o risco de engravidar.

4- É errado fazer exercícios físicos durante a menstruação

Exercícios físicos são essenciais para manter a qualidade de vida em qualquer momento. No período menstrual, eles ajudam a controlar a dor das cólicas devido à liberação de hormônios de prazer, como endorfinas.

5- Mulheres virgens não podem usar absorventes internos

Mais um mito. O hímen tem até 2,5 cm de abertura na puberdade e o absorvente interno até 1,9 cm.

6- Ter relações sexuais menstruada aumenta risco de contrair DSTs

Não é verdade. A realidade é que, com ou sem menstruação, fazer sexo desprotegida aumenta o risco de contrair qualquer doença sexualmente transmissível.

Dr. Gilberto Nagahama é ginecologista do hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na Zona Norte de São Paulo.

Código de segurança
Atualizar