Brasil,

Alterações na cobrança do ISSQN causarão dificuldades operacionais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julliana Bauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para advogado, contribuintes devem questionar o veto

No dia 30 de maio, o Congresso Nacional derrubou os vetos parciais impostos pelo atual Presidente da República na Lei Complementar 157/2016, alterando a competência municipal para cobrar o Imposto Sobre os Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), referentes a algumas atividades econômicas. A decisão do Congresso incluiu os até então vetados incisos XXIII, XXIV e XXV no art. 3 da Lei Complementar 116/2003. “Na prática, isso significa que os municípios de domicílio dos tomadores dos serviços de cartões de crédito e débito, leasing e operadoras de planos de saúde em geral terão a competência para cobrar o ISSQN”, explica o advogado tributarista Cassius Lobo, que atua no escritório Küster Machado.

De acordo com o profissional, que é especialista em Direito Tributário e Processo Tributário, até então o tributo era devido no local onde ocorria a efetiva prestação dos serviços ou em seu estabelecimento prestador. Para Lobo, além da dificuldade operacional que a alteração vai causar, fica claro que a derrubada do veto teve caráter meramente político, não levando em consideração a estrutura constitucional e infraconstitucional acerca do imposto. “Esta situação deve ser questionada pelos contribuintes, evitando que seus direitos sejam suprimidos diante da incoerência dos nossos legisladores”, orienta.

Outro ponto controverso apontado pelo advogado é o momento em que as mudanças devem ser seguidas pelos contribuintes. Isso porque o princípio da anterioridade, previsto na Constituição Federal, estabelece que é vedado aos entes federativos a cobrança de tributo instituído no mesmo exercício financeiro em que publicada a lei que o instituiu ou majorou. No entanto, o especialista afirma que o que ocorre na prática é bem diferente. “É muito comum que os entes tributantes não observem tais direitos dos contribuintes”, analisa.

“Portanto, é de grande importância que as empresas tenham um acompanhamento personalizado para se adaptar a essas mudanças, bem como garantir que todos os seus direitos sejam respeitados pelos municípios. No mais, as eventuais ilegalidades mencionadas também devem ser discutidas, evitando assim qualquer tipo de tributação indevida de suas atividades”, finaliza.

Küster Machado Advogados Associados - Com 27 anos de atuação nacional, Küster Machado oferece soluções jurídicas multidisciplinares e abrangentes nas áreas contenciosa e consultiva. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo. O atendimento integrado se dá pela união de áreas estratégicas como o Direito Empresarial, Tributário, Societário, Contratos e Cível Empresarial, Operações Internacionais, Bancário e Financeiro, Trabalhista, Administrativo e de Direito Médico e da Saúde. É representante no Paraná da organização empresarial alemã "Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft" (BSG), além de ser reconhecido como um dos primeiros escritórios de advocacia a receber a certificação ISO 9001 no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar