Brasil, 28 de Setembro de 2016

Começa a Semana Internacional da Madeira

Setor industrial madeireiro se reúne e transforma Curitiba na capital da madeira

A madeira se faz cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Com um breve olhar é possível perceber sua aplicação nas mais diversas formas, desde os evidentes pisos e portas, até como elemento construtivo em estruturas de telhados. Pensando na importância dessa matéria-prima, acontece a SIM – Semana Internacional da Madeira. Durante seis dias, toda a cadeia produtiva da madeira estará reunida em Curitiba (PR) para discutir as tendências do setor e conhecer novas tecnologias. Entre 06 e 11 de março, seis eventos englobam todo o processo de transformação da madeira desde a chegada das toras ao pátio da indústria até a aplicação do material na construção civil. São quatro eventos técnicos de duas feiras.

O Wood Trade Brazil reúne hoje cerca de 300 profissionais, entre industriais madeireiros, produtores florestais e ligados à cadeia produtiva da madeira para discutir as perspectivas e o potencial dos mercados para diversos produtos florestais. Flávio Castelo Branco, economista da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), faz uma análise dos impactos do atual panorama econômico brasileiro no setor madeireiro. A demanda e oferta de madeira no mercado nacional e os potenciais para aplicação desta matéria-prima como material construtivo e os desafios que devem ser superados para que isso se torne realidade também são abordados durante as palestras.

Entre 09 e 11 de março, acontecem a Lignum Brasil e a 2ª Expo Madeira & Construção. Feiras que têm como objetivo apresentar e fomentar tecnologia. “A Lignum Brasil busca estimular o desenvolvimento do setor industrial madeireiro, que há quase 10 anos não tinha uma feira que o representasse”, afirma Jorge Malinovski, diretor da Lignum Brasil. Dessa forma, é a maior oportunidade dos últimos anos para os profissionais industriais estarem em contato para a troca de conhecimentos e a realização de negócios.

Já a 2ª Expo Madeira & Construção, um evento da APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal) e da Malinovski, busca a apresentação das boas práticas do uso da madeira de floresta plantada na construção civil. “Esperamos que o evento se consolide como um ambiente que direciona e apresenta novas tecnologias, produtos e métodos aos participantes, além de consagrar as boas práticas já executadas”, destaca Ailson Loper, gerente executivo da APRE. As feiras acontecem de forma paralela no Expo Renault Barigui, em Curitiba (PR).

A solenidade de abertura da Lignum Brasil e da 2ª Expo Madeira & Construção será realizada no dia 09 às 13h45, no hall de entrada do pavilhão.

Dirigidos para os profissionais da construção civil, o Ebramem e o SWST além de discutir técnicas e formas de uso, têm como objetivo disseminar a aplicação estrutural da madeira, dada sua versatilidade e importância no contexto da construção civil brasileira e internacional. O Ebramem acontece entre os dias 09 e 11 de março, com realização da APRE e apoio da UTFRP (Universidade Tecnológica do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná), UEL (Universidade de Londrina) e da Prefeitura de Curitiba.

Já o SWST é um evento internacional que está na quinquagésima nona edição e acontece na segunda vez na América do Sul. O tema de 2016 é ‘Recursos e Produtos Florestais: um movimento para um futuro sustentável’. O evento, que também é organizado pela APRE, acontece entre os dias 06 e 10 de março, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Curitiba, mesmo lugar do Ebramem.

Finalizando os eventos técnicos da SIM, entre 10 e 11 de março, na FIEP – Campus da Indústria, é realizado o Encontro Brasileiro de Energia da Madeira. O evento, que tem a copromoção do Instituto de Florestas do Paraná e patrocínio de Itaipu, visa discutir e sugerir alternativas de incentivo ao uso de biomassa para geração de energia na indústria madeireira, bem como, mostrar os avanços tecnológicos e científicos neste segmento.

Números e informações de interesse

Do setor:

Em 2105, no Paraná, apenas três segmentos tiveram resultados positivos. Entre eles o madeireiro, que apresentou crescimento de 5,18% em comparação a 2014. (FIEP)

No ano passado, o porto de Paranaguá bateu recorde em exportação de produtos de madeira, totalizando 682 mil toneladas, um crescimento de 13,4%. (FIEP)

No mesmo período, em todo o Brasil, foram embarcados pouco mais 1,4 milhão de m³ de compensado de pinus, um aumento de 13,9% em relação ao ano anterior. (ABIMCI)

De janeiro a dezembro de 2015, as exportações de painéis de madeira alcançaram 641 mil m³, alta de 52,3% em relação ao mesmo período de 2014. (ABIMCI)

Dos eventos técnicos:

Participantes: 750 pessoas

Palestrantes: 55

Das feiras:

Estimativa de público: 3,5 mil visitantes

Empresas expositoras: 71

Setor industrial madeireiro estava há 10 anos sem uma feira com foco específico

Serviço:

Lignum Brasil 2016

Data: 09 a 11 de março de 2016

Local: Expo Renault Barigui, em Curitiba (PR).

Sobre a Malinovski Eventos

A Lignum Brasil é organizada pela Malinovski Eventos, uma empresa com mais de 35 anos de tradição na organização de feiras e eventos para a área florestal. Atualmente, a empresa é responsável pela organização e promoção da Expoforest – Feira Florestal Brasileira, considerada a maior feira florestal das Américas. Além disto, organiza o tradicional Seminário de Atualização em Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal, e o Encontro Brasileiro de Silvicultura. De forma inovadora, organiza agora a Lignum Brasil, que tem como objetivo ser a principal feira do país para o segmento. Para mais informações sobre a Malinovski Eventos acesse: www.malinovski.com.br

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish