Brasil, 18 de Agosto de 2017

Como não desanimar na atividade física durante inverno? Veja dicas!

• Escrito por  Denis libris
  • Publicado em Demais

Nesta quarta, 21, inicia oficialmente o inverno. E se as estações quentes do ano são um grande incentivador para a prática de atividades físicas, as estações mais frias, principalmente o inverno, parecem trazer efeito contrário, distanciando as pessoas das academias, parques e outros locais de prática de exercícios. Não à toa, nesse período esses locais registram baixa no número de matrículas e de frequentadores.

De fato, não há como negar que a disposição para a prática esportiva diminui e a preguiça se intensifica nos dias frios do ano. Há explicação para isso. “Fisiologicamente, o corpo sente mais dificuldade para despertar. Quando o corpo tem que se aquecer, a musculatura fica mais tensa, ao passo que quando recebe calor de uma fonte externa, como um cobertor, ele naturalmente fica mais relaxado. O fato de dormirmos bastante cobertos no frio, então, dificulta muito a decisão de pular das cobertas e sair para a prática de uma atividade física”, explica o educador físico e coach Cristiano Parente, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso realizado nos Estados Unidos.

Além da dificuldade de despertar, o corpo sente o contraste entre as temperaturas ambientes. “Essa sensação, que não é das mais agradáveis, se associa à preguiça, deixando o corpo ainda mais indisposto para o esporte”, afirma Parente.

Para que o frio não espante as pessoas da prática de atividades físicas, o educador físico diz ser fundamental cada um entender que o corpo precisa se movimentar todo dia, independentemente da temperatura fora das cobertas. “Nosso corpo tem uma temperatura ideal de funcionamento. Nas épocas frias, é necessário aquecer suas estruturas de maneira gradativa, até alcançarmos uma temperatura adequada para se movimentar com segurança e obter um bom rendimento em suas atividades”, orienta.

Cristiano Parente também alerta para a necessidade de hidratação, “igualmente fundamental no frio, assim como acontece no calor, já que ela auxilia a manter os processos fisiológicos funcionando bem”.

Para os praticantes de natação ou outras atividades aquáticas – que registram os maiores índices de sazonalidade durante o inverno -, o educador físico sugere criatividade. “Não tem desculpas para não se fazer atividades no inverno. Existem alternativas fora da água para que essas pessoas se mantenham ativas o ano todo. Que tal aproveitar o momento para variar as atividades, conhecendo e experimentando outras modalidades? Essa diversidade, inclusive, traz muitos benefícios para a mente e para o funcionamento harmonioso do corpo", explica.

Independentemente da atividade, Cristiano Parente orienta que o primordial é entender o benefício trazido por cada movimento executado, não só sob o aspecto estético, mas, principalmente sob o aspecto da saúde. “Assim, a atividade física deixa de ser algo simplesmente mecânico e passa a ser incorporada na rotina de tal forma que as baixas temperaturas não serão mais desculpa ou fator de desmotivação para sazonalidades no parque, no clube ou na academia”, conclui.