Brasil, 26 de Setembro de 2016

GTPS dissemina conteúdo inédito de boas práticas da pecuária sustentável na Bahia

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), em parceria com a Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (ACRIOESTE), promoverá no dia 18 de março o “Encontro: Aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável” em uma propriedade localizada no município de Barreiras, Bahia. O evento, que tem o objetivo de orientar os produtores rurais e técnicos agrícolas a executarem as tecnologias consideradas sustentáveis para a produção pecuária, será pautado pela aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável, lançado pelo GTPS em setembro do ano passado.

O Manual foi desenvolvido com linguagem didática e enfoque na prática. Além da listagem de tecnologias sustentáveis, o material se propõe a classificar as práticas de acordo com o seu nível de complexidade, custo de implementação e incremento em curto, médio e longo prazo. O mesmo é dividido em seis capítulos: Bem-Estar na Fazenda; Gestão Agropecuária; Nutrição; Pastagem; Reprodução e Melhoramento Genético e, por fim, Sanidade.

De acordo com o presidente do GTPS, Fernando Sampaio, o Manual de práticas para Pecuária Sustentável reúne todas as possibilidades para que o produtor melhore a eficiência da sua produção. “O desenvolvimento do Manual é mais uma oportunidade de demonstrarmos a real finalidade do GTPS. Por meio deste material, estamos cumprindo com um dos nossos princípios, de difundir tecnologias agropecuárias sustentáveis, que auxiliam na evolução de uma atividade mais justa, ambientalmente correta e economicamente viável”, complementa.

O evento é uma das ações do Programa Pecuária Sustentável na Prática, projeto do GTPS que conta com financiamento do seu sócio fundador Fundação Solidaridad, por meio do Farmer Support Programme (FSP), fundo do governo holandês. Iniciado em 2013, o Programa selecionou sete projetos em cinco estados brasileiros que apresentavam problemas comuns as propriedades rurais como má gestão, condições precárias de pastagem, falta de assistência técnica e dificuldade de acesso ao crédito. Os sete projetos servirão como laboratório para implantar unidades demonstrativas, treinar técnicos e testar indicadores de melhoria contínua da sustentabilidade.

Acesse o Manual de Práticas para Pecuária Sustentável, pelo link: http://goo.gl/iMtKDE.

Serviço:

Encontro: Aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável

Dia: 18/03/2016

Horário: Das 08h00 às 15h00

Endereço: Para quem for sair de Barreiras, percorrer 90 km da Rodovia BR 135, sentido Formosa do Rio Preto. A entrada da fazenda fica à esquerda.

Para quem for sair de Formosa do Rio Preto, percorrer 89 km da Rodovia BR 135, em frente à Fazenda Olinda.

(Haverá uma placa indicando o local da propriedade).

Sobre o GTPS

Criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Em 2014, o grupo recebeu o Certificado de Excelência em Sustentabilidade na categoria Governança Corporativa, entregue pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) em reconhecimento ao processo claro e transparente de tomada de decisões e demonstração de resultados do GTPS. Mais informações sobre o GTPS estão disponíveis no site www.pecuariasustentavel.org.br. Acompanhe também pelo twitter, em @gtps_brasil, e pelo Facebook, em www.facebook.com/gtpsbrasil.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish