Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Light adota óleo vegetal isolante da Cargill em transformadores de suas subestações de energia

A empresa, que já utiliza o fluido vegetal em sua rede subterrânea, começou a instalar os primeiros transformadores de potência com a nova tecnologia e terá mais três na sua subestação instalada na Vila Olímpica

A concessionária Light passou a adotar óleo vegetal isolante Envirotemp™ FR3™, desenvolvido pela Cargill, nos transformadores de potência de suas subestações na cidade do Rio de Janeiro. A empresa, que já utiliza o fluido em seus transformadores subterrâneos, adquiriu no ano passado 12 transformadores de potência com a nova tecnologia. Neste ano, investiu em mais três transformadores na Subestação Olímpica que servirá para atender a demanda do parque construído. O objetivo é ainda substituir outros equipamentos nos próximos anos.

Os principais fatores que levaram a Light a adotar o FR3 foram a preocupação com a preservação ambiental na sua área de concessão, redução dos riscos de incêndios, redução de custos de novas obras e de manutenção. “A substituição dos transformadores de óleo mineral pelos equipamentos com o fluido FR3 é bastante indicada devido aos inúmeros benefícios do produto, incluindo a possibilidade de garantir maior potência em um transformador com dimensões reduzidas. O óleo vegetal aumenta a vida útil dos equipamentos”, declara o Engenheiro Thiago Marcato, da Engenharia de Manutenção da Alta tensão da Light.

O Fluido Envirotemp FR3 foi desenvolvido a partir de óleo vegetal e é facilmente biodegradável, não tóxico e com alto ponto de combustão (classe K), representando grande avanço em termos de segurança e proteção ambiental. Tecnicamente, o fluido FR3 protege o transformador por cinco a oito vezes mais tempo que o óleo mineral, aumentando a durabilidade do transformador e disponibilizando até 20% mais capacidade do que um com óleo mineral.

Para Marcato, o FR3 mantém o sistema elétrico mais confiável, pois tem um alto ponto de combustão. “Esse fator, além de conferir maior segurança à rede, reduz custos de obras, pois não é necessário construir paredes corta-fogo. A característica biodegradável do produto também simplifica os sistemas de contenção de óleo da subestação”, afirma o engenheiro.

A experiência da Light se destaca pela comprovação prática da estabilidade operacional e dos benefícios de segurança e preservação ambiental providos pelo óleo vegetal aos seus equipamentos e instalações. “Esse projeto aumenta a crescente base instalada de óleo vegetal isolante no país e irá fazer com que outras empresas de engenharia, indústrias e concessionárias de energia possam aproveitar a experiência e todos os benefícios da aplicação do óleo vegetal”, destaca Marcelo Martins, gerente comercial da Cargill.

Para atender a crescente demanda pelo óleo vegetal FR3™, a Cargill ampliou a capacidade de produção e armazenagem de sua unidade em Mairinque, no interior de São Paulo. “Nossa fábrica é base exportadora para América do Sul e estamos preparados para crescimento de 400% em volume comercializado do produto nos próximos dois anos, por meio de novos negócios no Brasil e na América do Sul”, ressalta Martins.

Sobre a Cargill

Produzimos e comercializamos internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de nossos quase 150 anos de experiência, nós ajudamos a sociedade a prosperar. Temos 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham.

No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 9 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.