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Reclame AQUI apresenta O Mediador, plataforma de mediação on-line

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Reclame AQUI apresenta O Mediador, plataforma de mediação on-line

Ferramenta, 36 vezes mais rápida e 80% mais econômica que a Justiça tradicional, é a mais nova aliada para que empresas e consumidores resolvam impasses

Todos os dias, 30 mil consumidores relatam seus problemas no Reclame AQUI. Nesse universo, 78% das reclamações são resolvidas, mas 22% permanecem sem desfecho, o que obriga o consumidor a buscar a Justiça para a solução do problema. Em um cenário no qual juizados de pequenas causas estão com 85 milhões de processos na fila de espera, o Reclame AQUI apresenta a ferramenta on-line O Mediador, que chega para aliviar o impacto no Judiciário.

A plataforma possibilita a clientes e empresas a resolução de problemas diretamente entre si, por meio apenas de um computador ou celular e um mediador. É uma novidade que permite economia de até 80% em relação às vias judiciais. No processo de mediação, basta à empresa fazer o convite para o consumidor, e ele aceitar. As partes, então, podem chegar a um acordo e, em até cinco dias, o problema é resolvido de forma simples e rápida.

“No momento já temos 20 mediadores habilitados, que são formados na plataforma, e outros 140 estão sendo preparados. Nossa meta é chegar até o final do ano com um total de 200”, afirma Carlos Stumpo, CEO de O Mediador. “Temos a expectativa de realizar entre 50 mil e 100 mil mediações por ano, aliviando muito o Judiciário”, completa. Stumpo lembra que, além de toda a comodidade que a ferramenta representa, ela pode significar um novo campo de atuação profissional, para ocupação integral ou parcial.

Apesar de nascer do Reclame AQUI, a plataforma proporciona solução para qualquer tipo de conflito, inclusive aos já judicializados, atuando como uma alternativa mais rápida e de menos atrito na resolução de impasses e, principalmente, como restauradora da relação entre a empresa e o cliente.

A mediação no Brasil

A mediação surgiu em 2006 e ganhou força no Brasil em 2015, com a aprovação da Lei 13.140, com o objetivo desafogar a Justiça e desburocratizar os processos. Antes dessa legislação, o trâmite para a solução de conflitos para o consumidor começava com a contratação de advogado, seguida de entrada com o pedido na Justiça, audiência de conciliação, possível contestação, réplica, tréplica, sentença e eventual recurso.

Todo esse processo levava, no mínimo, seis meses para ser finalizado e custava em média R$ 140 bilhões para o País. Na mediação, não há advogado, audiência, juiz nem burocracia, mas, sim, a vontade das partes de solucionar os problemas, além da figura de um profissional de mediação.

Como funciona

Todo o processo começa com a indicação, pela empresa, dos casos passíveis de mediação. O consumidor recebe uma notificação com as informações necessárias sobre o caso, e cabe a ele aceitar ou não o convite. Os mediadores têm acesso a esses casos e podem escolher quais querem mediar. Uma vez que estejam de acordo, é feita a mediação, e o problema pode ser resolvido.

Os consumidores que já postam suas reclamações no Reclame AQUI agora possuem mais uma forma de resolver seus problemas de forma consensual.

Para mais informações, acesse: www.omediador.com.br.


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