Brasil, 23 de Junho de 2017

Separação entre os músculos do abdômen pode ser corrigida com exercícios físicos

• Escrito por  Thati Barros
  • Publicado em Demais

Uma linha funda da região do peito até o abdômen denuncia uma diástase, a separação dos músculos reto abdominais, mais comum em mulheres que engravidaram uma ou mais vezes.

As causas podem ser muitas: gestações múltiplas, obesidade, bebé muito grande, excesso de líquido amniótico, hormônios que provocam relaxamento muscular, desnutrição, sedentarismo, ganho de peso exagerado na gestação.

E o problema não se resume a uma marca no abdômen. Pode ser a principal causa de dores na lombar, nádegas e coxas; incontinência urinária e dificuldade em realizar certos movimentos.

Para evitar esses problemas e fazer com que os músculos retornem aos lugares originais, quando a diástase é evidente, exercícios físicos são os mais indicados, em combinação com uma alimentação balanceada.

Confira as dicas do preparador físico da Ziva Brasil, Felipe Kutianski, para prevenir ou corrigir a diástase.

Exercício 1 - Pranchas isométricas

Posição inicial: De bruços, apoiar os cotovelos e o antebraço no solo e deixa-los alinhados aos ombros. As pontas dos pés devem estar apoiadas no chão e alinhadas com os cotovelos.

Execução: Com o corpo ereto, contraia o abdômen e eleve o quadril até o nível dos ombros. Realizar de 4 a 5 séries de 30s a 60s de isometria com 15s a 30s de intervalo.

Exercício 2 - Abdominais com sobrecargas / na polia Alta

Posição inicial: De costa para polia alta e de joelhos no chão, segure a corda com as duas mãos, atrás da cabeça.

Execução: Puxe o peso para baixo, encurvando o torso e inclinando a cintura. O cotovelo tem que ir ao encontro do joelho/chão.

Exercício 2 - Abdominal com peso

Posição inicial: Deitado sobre um colchonete de barriga para cima, pernas flexionadas e pés no solo. Segure o Kettlebel da Ziva Brasil sobre o peito.

Execução: Segure com as duas mãos o kettlebel sob o peito e faça o movimento normal do abdominal.

Abdominal com roda de Resistência

Posição inicial: Com os joelhos apoiados no chão, prenda a roda de resistência da Ziva Brasil na cintura e segure com as duas mãos, sem flexionar os braços a manopla da roda.

Execução: Deslize o acessório para frente, estendendo os cotovelos, quadril e joelhos. Contraia o abdômen, respeitando sempre o alinhamento da postura. O elástico preso na cintura e na roda fará o trabalho de sobrepeso durante o desenvolvimento do exercício.

Intensidades bem altas (kg), mas cuidando para não perder a técnica.

Sobre a intensidade dos exercícios: Quando nos referimos às sobrecargas (kg), estamos falando de algo subjetivo para cada pessoa. Neste caso, é fundamental um auxilio de profissional de educação física para conseguir estipular de forma segura qual peso é ideal para aquela pessoa, naquele momento.

Sobre a Ziva Brasil

Marca inglesa de equipamentos funcionais e pesos-livres, a Ziva nasceu na Inglaterra em 1997 e tem reconhecimento internacional pela qualidade de seus produtos. Cada peça é desenhada para fornecer mais do que funcionalidade aos exercícios, mas também beleza e uso racional do espaço da academia. A marca está sempre em busca de parcerias e inovações para apresentar ao mercado brasileiro o que há de melhor e mais exclusivo no setor a fim de agregar valor aos exercícios e profissionais do segmento fitness.