Brasil, 22 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Museu do Amanhã promove seminário sobre refugiados nesta terça (20)

  • Escrito por  Caroline Bellei
  • Add new comment
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

ONU divulgará dados atualizados sobre pessoas em situação de refúgio durante evento


No Dia Mundial dos Refugiados, celebrado em 20/06, o Museu do Amanhã promove o seminário “Vozes do Refúgio”, a partir das 14h. O evento, realizado em parceria com a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), abordará os deslocamentos forçados no mundo. Durante o encontro, a ONU irá apresentar dados atualizados sobre pessoas em situação de refúgio. Participarão do evento especialistas da PUC-RJ e COPPE/UFRJ, representantes da ONU e pessoas em situação de refúgio no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição. Confira a programação completa do evento aqui.

Jornalistas interessados devem se credenciar pelo e-mail

Museu do Amanhã inaugura exposição sobre refugiados ambientais

Para incentivar a reflexão sobre o tema, o Museu do Amanhã, em parceria com a ACNUR e Agence France-Presse (AFP), inaugura a nova mostra temporária Vidas Deslocadas, na quarta (21). De acordo com último levantamento do ACNUR (Agência das Nações Unidas para Refugiados), mais de 65 milhões de pessoas estão fora dos seus locais de origem devido a guerras, conflitos e perseguições. E segundo o Centro de Monitoramento do Deslocamento Interno, mais de 25 milhões de pessoas são forçadas a se mover, a cada ano, por causa de desastres naturais.

Por meio de cenografia, textos – em português, inglês e espanhol –, e fotografias, serão apresentadas algumas das causas do refúgio ambiental e o drama de quem já viveu essas situações pelo mundo. Entre os temas retratados estão a elevação do nível do mar nas Ilhas Marshall, Oceania; o degelo no Alasca; e poluição do ar em Pequim, na China. No Brasil, os casos fotografados são: o desastre de Mariana (MG), o impacto da construção da usina de Belo Monte (PA) e o desmatamento da Floresta Amazônica.

“Embora os refugiados ambientais ainda não sejam reconhecidos pelos governos, existe um alto consenso entre os cientistas de que as mudanças climáticas, em combinação com outros fatores, aumentará o deslocamento de pessoas em um futuro não muito distante”, defende Leonardo Menezes, curador da exposição e gerente de Exposições do Museu do Amanhã. “Diante disto, o Museu, concebido com o propósito de conscientizar o público sobre a urgência de agirmos hoje para desenharmos um futuro melhor, traz esse tema à tona. Debater soluções para a questão do clima está em nosso cerne.”

Um dos destaques de Vidas Deslocadas será uma obra de arte feita com coletes salva-vidas utilizados por refugiados que chegaram à Europa pela Ilha de Lesbos, na Grécia. A obra chamada de S.O.S (Save Our Souls – Salvem nossas Almas, na tradução do inglês) é feita pelo jovem artista de 16 anos, Achilleas Souras, e já foi exposta na Itália e na Espanha.

As fotos em exposição foram realizadas por profissionais da Agence France-Presse e mostram como o tema vem ganhando destaque em todo o mundo. “Uma das missões da AFP é trazer ao conhecimento público as grandes questões que afetam nosso planeta. Participar desta exposição é uma oportunidade de reforçar a reflexão sobre as mudanças climáticas e a forma como impactam as vidas de milhares de pessoas”, afirma Pascale Trouillaud, diretora da AFP para o Brasil.

O ACNUR vem trabalhando há muitos anos em questões de deslocamento forçado relacionados às mudanças climáticas e aos desastres naturais, protegendo e assistindo as pessoas mais afetadas ou em risco. Em diferentes frentes, o ACNUR responde às emergências de deslocamentos relacionados a desastres naturais quando há um chamado por parte dos países afetados. A Agência da ONU para Refugiados também busca trabalhar com os países para estabelecer leis e políticas públicas que fortaleçam as ações preventivas e assegure a proteção das pessoas que são deslocadas no contexto de desastres naturais e eventos climáticos extremos.

Serviço:

Data: 20 de junho (terça-feira)

Horário: das 14h às 17h50

Local: Auditório do Museu do Amanhã

Endereço: Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::