Brasil, 18 de Outubro de 2017

Brasil Offshore se firma como grande vetor de negócios da indústria de óleo e gás

• Escrito por  Bruna Velon
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Cidade sede da feira, Macaé é responsável por 64% da produção nacional de petróleo com expectativa de R$ 250 milhões em investimentos

Começa nesta terça-feira, dia 20 de junho, a nona edição da “Brasil Offshore – Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás”, em parceira com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Society of Petroleum Engineers (SPE). Este é o único evento realizado na Bacia de Campos, principal centro de exploração de petróleo e gás do Brasil, que completa 40 anos de descobrimento este ano. Realizado no Centro de Exposições Roberto Marinho, em Macaé, a feira estima receber 550 marcas expositoras, 53 mil visitantes e movimentar R$ 250 milhões em investimentos.

A cerimônia de abertura fica a cargo do vice-presidente da Reed Exhibition Alcantara Machado, Paulo Octavio, que dará as boas vindas aos expositores, autoridades e visitantes. A sessão contará também com a participação do Presidente da SPE Macaé Section, Guilherme Castro; do Gerente Geral da Unidade Operacional da Bacia de Campos, Marcelo Batalha; do Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos Júnior e o Secretário Executivo de E&P do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Antônio Guimarães.

As empresas presentes na feira terão a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e gerar novas parcerias. Isso porque o perfil dos profissionais do setor presentes é de executivos com grande poder de decisão e efetiva capacidade para concretizar negócios. Na última edição, em 2015, 75% do público era composto por diretores, gerentes e líderes de mercado e 40% tinha verba para investir durante a feira.

A Brasil Offshore é reconhecida por reunir companhias de toda a cadeia produtiva do setor petrolífero, gerando oportunidades de aprimoramento técnico e de estímulo aos negócios em um momento de reaquecimento na economia. Entre as áreas de atuação destacam-se a exploração de petróleo, serviços de engenharia, construção, logística e armazenamento e máquinas industriais e comerciais.

Entre as empresas confirmadas estão a Air Liquide Brasil, uma das maiores empresas de gases, tecnologias e serviços para a área industrial; Locon, locadora de contentores e serviços; Atlas Copco Brasil, líder em compressores, ferramentas industriais e sistemas de montagem; a Dräger Safety do Brasil, especializada em tecnologia médica e segurança; Honeywell, de indústria e equipamentos de segurança); MRM Freight, de transporte e logística; e National Oilwell Varco, referência em equipamentos submarinos.

Ainda, no portfólio de expositores estão a Petrustech, referência no fornecimento de serviços essenciais para apoiar a indústria internacional de energia; a Wärtsilä Brasil, multinacional finlandesa em soluções e prestação de serviços para navios; o Estaleiro Mauá, de plataforma portuária industrial; NUCLEP, de equipamentos pesados, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação); e Tiger Rentank do Brasil; de locação de equipamentos homologados para logística offshore; entre outros.

A TENAX, empresa líder na distribuição de aços especiais, foi a vencedora da campanha Expositor Destaque que engajou empresas, clientes e parceiros com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca durante a feira.

Conferências técnicas investem em conteúdos estratégicos

Entre os 20 e 22 de junho, serão ministradas conferências técnicas para os visitantes da feira. Idealizados pela Brasil Offshore, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e Society of Petroleum Engineers (SPE), o intuito dos encontros é oferecer espaço para dialogar sobre as oportunidades do setor e apresentar as mais recentes tecnologias, produtos e serviços que beneficiarão o mercado.

O tema da conferência desse ano é “Futuro da Bacia de Campos: Novos Desenvolvimentos e Oportunidades” e se estenderá em temas que cobrem tópicos importantes das áreas de reservatórios, completação e perfuração, "subsea" e "topside". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante o credenciamento do evento.

Para conferir a programação completa das conferências, acesse o site da Brasil Offshore: http://www.brasiloffshore.com/Conteudo-de-Negocios/Conferencia/Programacao/

Encontros estimulam a competividade no setor

As tradicionais Rodadas de Negócios acontecem nos dias 21 e 22 de junho, paralelamente à feira. Entre as empresas âncoras confirmadas estão a Air Liquide, Alphatec, Baker Hughes, BW Offshore, Estaleiro Mauá, Forship, Huisman, NUCLEP, Petrobras UO-BC, Porto do Açu, Queiroz Galvão, Shell, Sotreq, Subsea7, TechnipFMC, Transpetro e Tridimensional.

Os encontros serão realizados por três instituições especializadas em aproximar compradores e vendedores: a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) com o apoio da Reed Exhibition, organizadora da feira.

Os encontros visam reunir as empresas-âncoras com pequenos e médios fornecedores regionais para estreitar relacionamentos e fomentar negócios. Em 2015, as rodadas geraram R$ 222,5 milhões em expectativas de negócios durante os doze meses seguintes.

O potencial energético da região de Macaé

Referência nas operações de exploração e produção de petróleo no Brasil, a cidade de Macaé possui privilégios essenciais para o desenvolvimento de negócios offshore, em diferentes setores. A região concentra 64% da produção nacional e conta com 711 poços de exploração - correspondendo a 70% de todos os poços no país.

Com isso, há 40 anos, o município tem atraído investimentos nacionais e internacionais para comercialização de petróleo e gás e desenvolvimento de projetos em perfuração e extração, o que o tornou um dos mais importantes polos de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro, gerando empregos e oportunidades de negócios no setor.

Em valores acumulados, a região de Macaé recebeu, em 2016, mais de R$ 293 milhões em créditos de royalties, segundo levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O valor corrobora sua extrema importância para a economia nacional. No mesmo período do ano anterior, a cidade contabilizou quase R$ 45 milhões em créditos.

Reed Exhibitions Alcantara Machado

A Reed Exhibitions Alcantara Machado atua no Brasil através dos seus escritórios em São Paulo e Ribeirão Preto. Com um portfólio de cerca de 40 marcas em todo o território nacional, o grupo traz para o Brasil as melhores práticas em exposição de eventos, com a experiência de quem é líder mundial neste mercado.

Participar de um evento organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado é estar em uma vitrine de relacionamento que recebe, anualmente, somente no Brasil, cerca de 1 milhão de compradores.

Além do Brasil, a Reed Exhibitions atua em 42 países. São mais de 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.

Society of Petroleum Engineers

A SPE é uma associação profissional sem fins lucrativos cujos membros estão envolvidos no desenvolvimento de recursos energéticos e de produção. Atualmente, atende mais de 143 mil membros em 137 países em todo o mundo, se firmando como um recurso fundamental para o conhecimento técnico relacionado à exploração e produção da indústria de petróleo e gás. A associação ainda presta serviços através de suas publicações, eventos, cursos de treinamento e recursos online em www.spe.org.

Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

Fundado em 1957, o IBP é uma organização privada, sem fins lucrativos, focada em promover o desenvolvimento da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis brasileira em um ambiente competitivo, sustentável, ética e socialmente responsável. Hoje, o IBP reúne mais de 200 empresas e profissionais associados e é reconhecida como um representante da indústria importante para o seu conhecimento técnico e para fomentar o debate das grandes questões do setor. Organizador dos principais eventos da indústria no Brasil, o IBP também desenvolve cursos e capacitação de profissionais do setor, normas, certificações e publicações técnicas. Saiba mais no site do IBP (www.ibp.org.br).

Brasil Offshore | Serviço

Data: 20 a 23 de junho de 2017