Brasil, 17 de Dezembro de 2017
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Emagreça no inverno: Aproveite a estação mais fria do ano para turbinar seu metabolismo

  • Escrito por  Laisa Sales
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Emagreça no inverno: Aproveite a estação mais fria do ano para turbinar seu metabolismo

Segundo especialista, o momento é ideal para usar os mecanismos naturais do corpo em prol da boa forma.

Chocolate quente, fondue, queijos, sopas e outras delícias são a cara dessa época do ano, no entanto, para quem está de dieta, esses e outros pratos típicos da estação são uma verdadeira tortura. Resistir à vontade de saborear essas tentações se torna o maior desafio para os que querem emagrecer, justamente por isso muitas pessoas acabam cedendo aos impulsos e exagerando na dose, afinal o friozinho característico do outono e inverno já carrega a ingrata fama de facilitar o ganho de peso, tornando alimentos pesados e gordurosos mais atraentes ao paladar.

A boa notícia é que, ao contrário do que muitos pensam, a época mais fria do ano é também a mais propícia para a perda de peso, pois nosso organismo acelera o ritmo de trabalho e aumenta a queima calórica para manter o corpo aquecido. Assim, através de uma alimentação equilibrada e uma rotina de atividades físicas regulares durante o inverno, não só é possível fazer a manutenção do peso e evitar uns quilinhos a mais, como também é o momento ideal para impulsionar o emagrecimento e chegar ao verão com a silhueta enxuta e as curvas em dia.
Como o organismo reage às baixas temperaturas

A temperatura interna do corpo gira em torno de 37ºC graus e é fundamental mantê-la estável para garantir que o sistema biológico do organismo humano funcione corretamente, por isso, diante de baixas temperaturas nosso corpo faz um esforço maior para regular o termômetro interno e evitar a hipotermia. Há diversos mecanismos para a produção e conservação do calor, os primeiros sinais de reação ao frio são a tremedeira, que visa aquecer o corpo através do movimento, e o arrepio – quando os músculos se contraem, deixando os pelos eriçados a fim de formar uma camada protetora de calor sobre a pele.

Segundo a nutricionista Sinara Menezes o organismo promove ações involuntárias como essas que são capazes de contrair os vasos sanguíneos e aquecer o corpo. Além disso, a profissional da Nature Center também explica que, para expelir as toxinas que seriam eliminadas pela transpiração em temperaturas mais altas, a produção de urina também é elevada. “Outro fator importante nesse processo de estabilização da temperatura corporal interna são os músculos, considerados os principais responsáveis pelo maior gasto calórico sob essas condições. O esforço para se locomover e ainda promover o aquecimento é superior, ou seja, isso faz com que a demanda de energia também seja maior, podendo chegar a cerca de 10% a mais” – acrescenta a especialista.
O frio pode ser o melhor aliado do emagrecimento

Há quem ame e também há quem odeie a queda de temperatura, mas, independente da preferência pessoal de cada um, a fama de que a estação é a grande vilã das dietas é injusta, pois, de acordo com Menezes, não há nenhuma base científica para isso: “A crença de que durante o inverno, o nosso metabolismo fica mais lento e por isso temos uma necessidade natural de acumular gorduras para nos aquecer é totalmente infundada”. Muitas pessoas usam esse pretexto como desculpa para justificar os exageros e os pratos mais pesados, e, na maioria das vezes nem percebem o quanto estão engordando, já que as roupas dessa época tendem a ser mais folgadas e esconder o corpo.

“No frio acontece exatamente o oposto desse processo, pois, quando a temperatura ambiente abaixa, o metabolismo acelera para manter a temperatura interna. Essa ideia de que temos mais fome nesse período pode ser mais baseada em fatores psicológicos do que, propriamente, físicos, já que isso não tem explicação metabólica alguma. Pelo contrário, é mais fácil emagrecer no frio do que no calor, por isso, as pessoas que vivem em países nos quais o inverno é mais rigoroso apresentam mais dificuldades para engordar” afirma a nutricionista.
Aposte nos termogênicos

Esses alimentos possuem propriedades capazes de ativar o processo de termogênese no organismo, que eleva a temperatura corporal e obriga o corpo a trabalhar mais para normalizá-la. Além disso, o organismo também apresenta maior dificuldade em digerir os alimentos termogênicos, e, por isso, consome uma quantidade de energia superior para realizar essa tarefa. Entre esses elementos ainda existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar num ritmo mais acelerado gastando mais calorias, como a canela, gengibre, pimenta, hibisco e outros. De acordo com a nutricionista esse efeito é tão potente que se estende até nos momentos de repouso, pois a demanda de energia passa a ser mais alta mesmo diante das funções metabólicas mais básicas.

O gengibre, por exemplo, é uma raiz muito versátil, que, assim como a pimenta, pode ser usado em diversas preparações e temperos, além disso, também é um ótimo chá, juntamente com a canela, o hibisco e é claro, o famoso chá verde, que atualmente é muito conhecido por seus resultados favoráveis diante da balança. “O chá verde é um termogênico poderoso e, se consumido regularmente, pode potencializar o emagrecimento, além disso, a bebida ainda possui propriedades antioxidantes que eliminam as impurezas do organismo. Vale apenas lembrar que pessoas com problemas nutricionais ou patologias como hipertensão devem consultar especialista antes de adotar a inclusão desses ingredientes termogênicos no cardápio. Outra observação importante é que, devido à presença de cafeína na composição do chá, não é recomendado o consumo no período da noite” explica a nutricionista.
Invista nas versões quentes dos pratos mais leves

Alimentos frescos, frutas e saladas não são muito palatáveis nessa época do ano. As mudanças climáticas alteram nosso apetite e também alguns gostos. As baixas temperaturas são muito sugestivas a ingredientes quentes que proporcionam uma maior sensação de conforto, por isso as sopas são muito apreciadas na estação. O grande problema geralmente está nos acompanhamentos. Um caldo verde, ou uma sopa de legumes e verduras, quando acrescidos de torradas, pães, queijos e, até mesmo, bacon, podem se tornar verdadeiras bombas calóricas, por isso, é preciso escolher bem os ingredientes complementares. As melhores opções nesses casos são os temperos naturais como salsinha, cebolinha, alho poró, ervilhas, pimentas entre outros.

Quanto às saladas, é fundamental que elas continuem fazendo parte do cardápio, porém é possível adaptá-las ao clima. As verduras e legumes podem ser consumidos na versão cozida ou refogada, que aquece mais o corpo e proporciona praticamente os mesmos benefícios. É preferível também optar por sopas e caldos mais líquidos, pois os cremosos ou aqueles que contêm macarrão possuem calorias em dobro; omeletes e suflês preparados no forno também são leves e trazem uma sensação de bem-estar quando consumidos. Em relação às frutas, como abacaxi, maçã e banana, também é possível aquece-las no forno, ou, ate mesmo, no micro-ondas para servir como sobremesa. A dica da especialista é enriquecer esses ingredientes do ponto de vista nutricional, salpicando, por exemplo, canela em pó para potencializar seu efeito no organismo.
Aquecimento por dentro e por fora

A vontade de sair da cama nessa época do ano diminui tanto quanto aumenta o desejo pelas guloseimas e quitutes da estação, no entanto, é preciso saber driblar esses impulsos e manter o corpo ativo. Apesar do clima não ser o mais convidativo, praticar atividades físicas, é a melhor forma de aproveitar o empurrãozinho que o frio dá ao nosso metabolismo, e valer-se do aumento do gasto calórico natural para alcançar peso desejado. “Devido ao aumento da produção de calor corporal e a aceleração do metabolismo, os exercícios praticados podem surtir um efeito mais rápido, pois, dessa forma a atividade física pode aumentar ainda mais a queima de gordura” – afirma Menezes. Além disso, assim como os alimentos doces, o exercício físico também é capaz de estimular a produção de serotonina, hormônio que proporciona a sensação de satisfação e bem estar, mas ao contrário das guloseimas pode auxiliar no emagrecimento.
Substituições inteligentes

Para evitar a correria atrás do prejuízo no final da estação, quando o verão já estiver dando o ar da graça, é necessário adotar bons hábitos alimentares desde já. A combinação de uma alimentação balanceada e exercícios físicos nessa época do ano dispensa a adoção de medidas restritivas e dietas radicais no final desse período, permitindo aproveitar, moderadamente, as delícias do inverno sem prejudicar a saúde nem a boa forma. Confira a seguir algumas sugestões da especialista para incluir no seu cardápio.
Use e abuse dos chás

Dê preferência aos termogênicos, como hibisco, gengibre, canela e chá verde, mas outros sabores também podem ser incluídos como frutas vermelhas, pêssego, e outros. “Também é possível mesclar os sabores e unir um ingrediente que agrade ao paladar a um elemento funcional, como a combinação de maçã com canela, ou gengibre com mel e limão” recomenda a nutricionista. Porém, é preciso moderação no açúcar “Exagerar na hora de adoçar pode comprometer o potencial “emagrecedor” do chá”.
Chocolate meio amargo

Uma opção para substituir o chocolate ao leite que possui mais aditivos químicos e gorduras do que o cacau em si, é optar pela versão meio amarga. Geralmente este chocolate vem com um teor alto de cacau, cerca de 70%, e pode proporcionar todos os benefícios do fruto de maneira mais saudável e menos calórica. Além disso, também é possível trocar os achocolatados pela versão do cacau em pó para preparar chocolates quentes e sobremesas.
O bom e velho cafezinho

O pretinho básico normalmente compõe a mesa dos brasileiros logo pela manhã. A legião de amantes da bebida ainda costuma consumi-la também ao longo do dia. Essa é uma prática que já foi alvo de muitas controvérsias, porém, atualmente, é comprovado que o principal ingrediente do café, a cafeína, não só não faz mal ao organismo, como ainda traz uma série de benefícios para a saúde, prevenindo, inclusive, o surgimento de algumas patologias. Além disso, no frio a bebida cai muito bem e ainda serve como um energético natural para aumentar a disposição e energia, e o melhor de tudo é que possui pouquíssimas calorias, basta apenas ter moderação na hora de adoçá-la.
Aprecie um bom vinho

Para acompanhar um jantar romântico ou uma ocasião especial, a bebida é uma ótima pedida. Além de ser a cara da estação, o vinho ainda faz muito bem para a saúde. Segundo a nutricionista as substâncias chamadas de polifenóis, presentes na formula da bebida que contém uvas pretas, possuem propriedades antioxidantes que auxiliam no processo anti-inflamatório das artérias, melhorando, consequentemente, o fluxo sanguíneo. “Estudos indicam que esse efeito é benéfico, inclusive, para aqueles que têm problemas cardiovasculares. Porém, para não sabotar a dieta, é preciso moderação” – finaliza a especialista.

 

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