Brasil, 22 de Outubro de 2017

Ação nos jogos de Corinthians e Santos marcaram o Dia Mundial do Doador de Sangue

• Escrito por  Marcela Branco
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Fundação Pró-Sangue lança campanha criada pela BETC/Havas para apresentar curativo vermelho como condecoração àqueles que salvam vidas, além de ressaltar a importância da doação

Nessa quarta-feira (14) à noite, jogadores do Corinthians e do Santos entraram em campo pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol com curativos vermelhos em seus braços. Isso porque a Fundação Pró-Sangue, maior banco distribuidor do Estado de São Paulo, aproveitou o Dia Mundial do Doador de Sangue para homenagear aqueles que salvam vidas.

As intervenções fazem parte da campanha “Eu Dou o Sangue: Quem Dá o Sangue Merece ser Reconhecido”, criada pela agência BETC/Havas, visando perpetuar o curativo adesivo vermelho como o maior ícone da doação de sangue, além da construção de uma cultura que valorize quem doa.

#EuDouOSangue:

O time do Corinthians entrou em sua arena, em jogo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão, com o novo ícone da Fundação Pró-Sangue em apoio à causa. Na Vila Belmiro, foi a vez dos jogadores do Santos se apresentarem na partida contra o Palmeiras com o curativo nos braços. Em ambos os estádios as torcidas ajudaram a dar mais visibilidade à causa. Na casa do Timão, o Sangue Corinthiano estendeu faixas com o tema da campanha, sendo que na casa do Peixe a tarefa ficou a cargo dos team leaders santistas. Na Arena Corinthians, o vídeo da campanha ainda será exibido durante o intervalo dos jogos, objetivando conscientizar todos os presentes sobre a importância de “dar o sangue”.

"Não existe um símbolo oficial para o ato de doar. Muitas vezes, ao nos ver com um curativo no braço, as pessoas nos perguntam se fomos ao laboratório fazer exames. É muito importante reconhecer os doadores de sangue, pois eles salvam milhões de vida. Esse novo curativo é uma espécie de condecoração, uma homenagem, um convite a novos doadores e também um sinal de gratidão”, comenta Gal Barradas, sócia e co-CEO da BETC/Havas, nova agência da Fundação.

A partir de agora, todos as pessoas que fizerem uma doação nos postos da Pró-Sangue receberão o curativo vermelho, que foi doado pela BETC/Havas. Ao longo desse projeto serão distribuídas pelo menos 50 mil “condecorações” aos doadores da Fundação. “Por meio da nova campanha, a Pró-Sangue espera dar grande visibilidade à doação voluntária de sangue. No Brasil, grande parte da população ainda não se sensibilizou à causa. Apenas 1,9% das pessoas doa sangue, sendo que o índice preconizado pela Organização Mundial da Saúde é de 3 a 5%. Sem dúvida, há uma longa jornada para que esse solidário gesto se torne um hábito na vida dos brasileiros. Essa é a nossa aposta no curativo vermelho”, assinala Susana Lambert, diretora da Fundação Pró-Sangue.

Na manhã de quarta-feira, outra ação da Fundação chamou atenção dos paulistanos. São Paulo amanheceu com importantes esculturas históricas da cidade também com os curativos vermelhos em seus braços. Entre os monumentos, cedidos pelo DPH - Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, as estátuas de Manoel Borba Gato (Santo Amaro), Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera (em frente ao Masp), Cristóvão Colombo (Praça Panamericana), Pedro Alvares Cabral (Parque do Ibirapuera), Padre José de Anchieta (Praça da Sé), Augusto de Prima Porta (Largo do Arouche) e a obra O Semeador (Praça Apecatu) receberão o curativo da ação durante todo o dia 14.

Completam a campanha anúncios de mídia, em parceria com veículos de comunicação - em inserções pro bono -, bem como a participação de celebridades que ampliarão o projeto na redes sociais com a #EuDouOSangue. Durante todo o mês do Dia Mundial do Doador de Sangue, o paulistano que estiver no trânsito entre 6h e 22h ainda poderá ver nos painéis dos relógios de rua, instalados pela JCDecaux, a hashtag da campanha #EuDouOSangue, bem como a posição dos estoques em situação mais crítica da Pró-Sangue. No total, serão 1.000 painéis em dupla face (totalizando 2.000 intervenções) dando visibilidade à causa.

Serviço

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e pontes; e das 8 às 13 horas, nos 1º e 3º domingos de cada mês. Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 380 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo - Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse:

www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx.

Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300.

Fundação Pró-Sangue

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.

Sobre a BETC/Havas

Fundada na França em 1994, a BETC é uma das maiores e mais premiadas agências do mundo. Com escritórios em Paris e Londres, chegou a São Paulo em 2014. A unidade brasileira, que em 2017 passou a atuar sob a bandeira BETC/Havas após fusão com a Havas Worldwide, é co-presidida pelos fundadores e sócios locais Erh Ray e Gal Barradas, à frente de uma equipe multidisciplinar que atende os clientes Accor Hotels, China in Box, Citroën, DZARM, Fundação Pró-Sangue, Freixenet, Hering, Hershey's, Hope, MASP, Parmalat, Pão de Açúcar, Peugeot, Reckitt Benckiser e Shopping Cidade Jardim, entre outros.

Código de segurança
Atualizar