Brasil, 16 de Dezembro de 2017
A- A A+

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Conquiste sua vaga de trabalho no ramo de alimentação. Saiba como!

  • Escrito por  Fernanda Fernandes
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Nos negócios do ramo de alimentação as vagas mais demandadas são de cozinheiro, auxiliar de cozinha e de pieiro (quem trabalha na pia). Como auxiliar de cozinha, há desdobramentos, pois o profissional pode ser especializado, como no caso do petisqueiro (que faz petiscos), do que trabalha com a produção, do que é focado em saladas (Gard Manger) ou em sobremesas (confeiteiros). Também há muita demanda para garçom, gerente, metre e somelier.

Geralmente, quem não tem experiência inicia sendo cumim, profissional que recolhe as louças das mesas, ou pieiro, atuando na parte de lavagem de talheres, pratos, utensílios de uma forma geral. Quem é pieiro está apto a uma promoção? Claro que sim! Tudo depende da forma como ele trabalha. É muito positivo pensar que quem faz o seu salário, sua carreira, não é ninguém mais além de você.

Planeje-se

Se está à procura de um emprego no ramo de alimentação, minha dica é: escolha onde quer trabalhar. Procure uma identificação. Para trabalhar bem, o profissional tem que se identificar com a profissão, com seu local de trabalho e ter afinidade com as pessoas que vai lidar. É preferível procurar um lugar que te traga paz para que o trabalho flua e traga resultados para você e para a empresa. Tem muita gente que nunca teve emprego e diz que está topando tudo. Isso é da boca pra fora!

Se você quer trabalhar num local, vá até lá e converse com quem contrata. Não adianta pedir um amigo para levar seu currículo. Seu amigo pode entregar para qualquer um e esse qualquer um que recebeu não dar a atenção devida. Se ele joga seu currículo no lixo, você sequer vai ter uma oportunidade.

Mais que um currículo, o que que vale? O interesse. Se você quer mesmo trabalhar, procure o local, leve seu currículo em mãos, peça para falar com o gerente ou com o responsável pelo RH, pela contratação ou com o dono. Tenha esse contato direto e mostre o seu real interesse em trabalhar ali.

Especialização e Experiência

A especialização para profissionais que almejam uma vaga nos negócios de alimentação pode vir a partir de cursos profissionais pagos, como no caso das faculdades. Mas, se você quer se qualificar na parte de gestão, tem o SEBRAE que oferece cursos nas áreas de atendimento e até na gestão de controle financeiro, administrativo e RH.

Há também qualificações que são específicas, como é o caso do somelier. O somelier é especialista em vinhos, mas também existe o somelier especialista em cerveja. Existe uma sociedade que ministra cursos pagos para somelier, por exemplo. Hoje, o mercado requer especialistas porque cada vez mais os negócios estão sendo segmentados.

No entanto, o mais importante é que o profissional queira aprender. Se você quer melhorar em alguma coisa, procure na internet a informação que precisa. Hoje, o conhecimento está disponível para qualquer um, em qualquer horário. Você vai encontrar milhares de vídeos e textos explicativos que vão te ensinar e qualificar.

O que dá a sua qualificação? É o quanto você aprendeu. Quanto mais informação você tiver, consequentemente mais você sabe do produto e melhor você vai trabalhar. O que você precisa é de conhecimento. Nenhum desses cargos que falamos até exige certificação para atuar. Inclusive, para ser gerente de bar, restaurante, padaria ou hotel é preciso experiência. Hoje, o que vale neste mercado, muito além de um canudo, um diploma, é a experiência, e se você tiver cursos que complementem essa experiência, melhor ainda.

Em minha atuação já conheci pessoas que iniciaram a carreira como pieiro e depois tornaram-se chefes de cozinha. Tudo depende do interesse do profissional.

Por outro lado, existem profissionais que têm o seguinte pensamento: "eu trabalho na pia, me pediram para ficar na chapa e eu não vou de jeito nenhum". Quem pensa e age assim está perdendo uma oportunidade. Não se limite! Se você é limitado, vai continuar sempre no mesmo lugar.

3 dicas para o currículo

1 - Coloque dados reais: na hora de fazer o seu currículo, minha principal dica é que você coloque dados reais, não dados fictícios e imaginários. Informe cursos que já fez e suas experiências profissionais reais. Se você mente, a empresa descobre fica ruim para sua imagem profissional. Não minta, seja honesto, sincero e mantenha seus valores.

2 - Mantenha-se comunicável: informe um telefone em que consigam te achar. Muitas pessoas não têm muito compromisso com telefone e trocam de número seguidas vezes. A empresa está querendo te contratar, você está precisando do emprego, mas ela não consegue a comunicação. Se vai deixar um telefone de recado, avise para a pessoa que está como recado que você está aguardando essa ligação para ela saber a importância que esse contato tem.

3- Coloque uma foto identificável: não pode ser de balada ou de academia, tem que ser uma foto em que identifique que é você. A foto é um documento.

O seu currículo também é um documento que fica arquivado na empresa. Caso lá na frente aconteça algum problema, ele é passível de prova na Justiça. Não coloque mentiras, porque você pode ser responsabilizado pelo que escreveu.

 

Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Publicidade

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::