Brasil, 24 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cozinha gourmet ao alcance de todos

  • Escrito por  Ruth Costa
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Especialistas mostram como preparar massa, molhos e doces sofisticados de modo simples e sem acessórios especiais

O aroma da cebola, alho e funcho na manteiga toma o ambiente e abre o apetite de mais de 80 espectadores interessados nas dicas e orientações culinárias da chef Ana Paula Lopes, sócia-proprietária da Menu Escola de Gastronomia de Londrina. Na noite de sexta-feira, durante aula show da 1ª Temporada Gourmet do Catuaí Shopping Londrina – Especial dos Namorados - a especialista prepara um prato de nome rebuscado: Tagliatelle de cacau com molho cremoso de funcho e lascas de salmão.

Acompanhando o passo a passo da chef, parece tão simples preparar a iguaria quanto fritar um ovo. “Esse é o conceito da Menu Gastronomia. A de que todas as pessoas podem aprender a preparar as receitas mais sofisticadas. Nosso maior prazer é quando vemos pessoas completamente leigas se surpreenderem com os próprios pratos”, diz a chef.

Quem pensa que é preciso, além de um dom incomum para a arte culinária, também equipamentos e acessórios especiais, engana-se. Em sua exposição, Ana Paula sugere alternativas simples, ao alcance de todos, como fazer rolinhos com a massa do macarrão e cortar à faca – com extrema simplicidade e rapidez.

Enquanto cozinha a massa – à base de ovos, farinha de trigo e cacau –, a chef prepara o molho especialíssimo, com manteiga, cebola, alho e funcho (a boa e conhecida erva-doce). Acrescenta creme de leite fresco e um pouco de vinho branco. Em seguida, lascas de filé de salmão, sal e pimenta. Em 45 minutos, está pronto um prato gourmet de sabor sutil e irretocável. A degustação é o desfecho perfeito – e muito esperado - da aula interativa.

Na noite de sábado, a 1ª Temporada Gourmet ganhou um doce sabor. A chef Kelly Kato, da confeitaria londrinense Hachimitsu, ensinou a arte do preparo do Blondie – cake de chocolate branco. Servido com doce de leite argentino, creme de leite fresco e calda de frutas vermelhas, o bolo surpreendeu o paladar dos participantes.

Kelly disse que o preparo de doces requer muita técnica e por isso muitas pessoas que apreciam cozinhar dizem ter dificuldades nesta área da gastronomia. “A confeitaria exige muita precisão, desde a composição das receitas até o tempo e temperatura do forno, ponto das caldas e outros detalhes que fazem a diferença. Além disso, muitas vezes é impossível corrigir algo que tenha saído errado no processo de preparo. É uma cozinha de precisão”, define.

O ponto alto da Temporada Gourmet será nesta segunda-feira (12), às 19h30, com a presença do chef Roberto Strongoli – carismático jurado do reality show “Que Seja Doce”, da GNT, que encerra o evento. Os participantes – que precisam se inscrever para assistir as aulas – terão a oportunidade de aprender a preparar um “Cheesecake com geleia de amora e terra de chocolate e Merengue Soufle com creme patissier e caramelo salgado”. Strongoli promete surpreender os alunos. Tanto no preparo quanto no sabor.

A 1ª Temporada Gourmet do Catuaí Shopping tem patrocínio do Bello Pastel e parceria da Menu Escola de Gastronomia. O evento tem também pratos exclusivos a preços promocionais nas praças de restaurantes e de alimentação do Shopping até esta segunda-feira, dia 12.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::