Brasil, 11 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Atividade da Construção Civil em Minas cresce pelo quarto mês consecutivo

Atividade da Construção Civil em Minas cresce pelo quarto mês consecutivo

O índice de atividade da Indústria da Construção de Minas Gerais cresceu pelo quarto mês consecutivo e registrou 47,7 pontos em abril, um incremento de 2,9 pontos em relação ao mês anterior (44,8 pontos). Embora o indicador continue abaixo da linha dos 50 pontos, que separa a queda de crescimento, o dado registrou o maior patamar desde junho de 2014 (49,0 pontos), acumulando alta de 14,5 pontos no primeiro quadrimestre do ano e 16,9 pontos na comparação com abril de 2016. Os dados são da Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais. *

O indicador de nível de atividade em relação ao usual para o mês foi de 31,2 pontos em abril, valor que apesar de ainda muito baixo, foi o melhor para o mês dos últimos três anos e também o melhor do primeiro quadrimestre de 2017. Em relação a igual mês do ano anterior, o índice acumulou incremento de 13,1 pontos.

O indicador de evolução do emprego também cresceu: 4,8 pontos na passagem de março (43,9 pontos) para abril (48,7 pontos). Segundo o economista e coordenador do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Daniel Furletti, “ainda que aponte recuo na força de trabalho do setor, ao permanecer abaixo da linha divisória dos 50 pontos, é o melhor resultado alcançado desde junho de 2014, que registrou 50,5 pontos, e está em linha com a melhora observada no indicador do nível de atividade”, comenta.

O índice de expectativas em relação à atividade da construção mineira ficou relativamente estável pelo segundo mês consecutivo. Enquanto em março e abril registrou 46,8 pontos, em maio o resultado alcançou 47,4 pontos. O indicador continuou abaixo dos 50 pontos, sinalizando queda da atividade nos próximos seis meses. Vale destacar, contudo, o aumento de 11,3 pontos frente a maio de 2016, sinalizando empresários menos pessimistas nessa base comparativa.

O indicador que mede as expectativas dos construtores referentes a novos empreendimentos e serviços apresentou elevação de 7,2 pontos em maio (49,5 pontos), frente ao mês anterior (42,3 pontos), aproximando-se da linha dos 50 pontos. Esse foi o melhor resultado observado nos primeiros cinco meses de 2017 e também o melhor para este mês dos últimos quatro anos.

O indicador referente às expectativas de compras de insumos e matérias-primas apresentou em maio 46,5 pontos, indicando relativa estabilidade em relação a abril (46,2 pontos), mas foi 10,4 pontos superior ao resultado de maio de 2016.

O indicador de expectativas de emprego registrou 48,5 pontos em maio. Apesar de continuar apontando redução no número de trabalhadores nos próximos seis meses, o índice cresceu 5,2 pontos em relação a abril e 15,2 pontos frente a maio do ano passado, o que sinaliza que a propensão do empresário para demitir tem diminuído.

* Pesquisa - A Sondagem é elaborada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). Entre os dias 02 e 12 de maio foram ouvidas 47 empresas do setor da Construção no Estado.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::